Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Estudantes homenageiam artista Junio Santos através de teatro de rua
Campus Pau dos Ferros

Estudantes homenageiam artista Junio Santos através de teatro de rua

29/11/2019 - Projeto “A arte de viver nas ruas da arte” traz apresentações gratuitas de 2 a 4 de dezembro

Estudantes homenageiam artista Junio Santos através de teatro de rua

Ator, diretor e palhaço “Cus Cuz”, interpretado por Junio Santos, será homenageado. Foto: Robson Godoy

Sob orientação do professor de Arte Cênicas do Campus Pau dos Ferros/IFRN, Emanuel Coringa, estudantes do ensino médio Integrado criaram o projeto intitulado “A arte de viver nas rua da arte”. A iniciativa tem o objetivo discutir o Teatro de Rua no Brasil e no Rio Grande do Norte, unindo as relações desse espaço com o palhaço popular nordestino. Para executar o projeto, os alunos homenagearão uma figura ícone da palhaçada e do Teatro de Rua do RN: o ator e diretor Junio Santos - intérprete do Palhaço “Cus Cuz” e também criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua. 

A homenagem acontece no período de 2 a 4 de dezembro, com entrada gratuita e extensiva à comunidade externa. Todas as apresentações acontecem no turno noturno, às 19h, no pátio do Campus.

"Teremos a finalização de nosso semestre como a apresentação dos espetáculos de dramaturgia, construídas por Junio Santos, e de um espetáculo circense denominado ‘Cuscuzeira Circo’ “, comentou o professor. Emanuel explicou ainda que foram estudados produções e histórias da figura do palhaço "Cus Cuz": "foi uma forma de chegar aos conteúdo específicos da linguagem teatral e circense no espaço de rua como um espaço para diálogo artístico e pedagógico”, detalhou.

Os estudantes produziram, também, documentários através de vídeos que podem ser assistidos no canal do professor, no Youtube: Emanuel Coringa

Sobre Junior Santos

"Cus Cuz" foi criador do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, do Movimento de Artistas de Rua criado no Sertão do RN que, hoje, existe a nível de América Latina há mais de 35 anos. Em 2020, Junio comemora 50 anos dedicados ao palhaço e o teatro de rua.

Confira a programação: 

Data Apresentação
2/12 “O Mala da Arte” - Curso 1º ano de Apicultura
“ A Favor da Vida e Contra Pena de Morte” - Curso 1º ano de Apicultura
“ A morte dos Anjos” - Curso 1º ano de Informática
3/12 “O casaco de Urdemalas" - Curso 1º ano de Alimentos 
“Cabeça de Papelão” - Curso 2º ano de Alimentos 
“Pedro Malasarte” - Curso 1º ano de Informática 
4/12 “Circo Cuscuzeira“ - Turmas de artes, Alimentos, Informática e Apicultura

 

Ações do documento

Página em carregamento