Encontro de ex-alunos reúne 1400 pessoas

Festa fez parte das comemorações dos 105 anos do IFRN

Publicada em 21/09/2014 Atualizada há 1 ano

Ex-aluno Ary Andrade anima a festa com a sua banda

A 9ª edição do Encontro de Ex-Alunos do IFRN aconteceu no último sábado (20) no Clube de Empregados da Petrobrás (CEPE) em Nova Parnamirim, reunindo várias gerações de alunos, professores e técnico-administrativos. O evento foi organizado pela Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central em parceria com a Associação dos Ex-Alunos e a Associação dos Servidores do Instituto (Asif-RN). Três atrações artísticas marcaram a animação da tarde: Messias Paraguai, Ary Andrade (ex-aluno do Instituto) e o Pagode Seu Zé.

Ex-aluno da Escola Industrial de Natal entre 1957 e 1960, Bernardino de Sousa tem praticamente toda a sua vida ligada à Instituição. Isso porque quatro anos após concluir o Curso Técnico de Mecânica voltou à Escola como professor, onde permaneceu lecionando até 1991. Mesmo assim não rompeu esse vínculo, já que atualmente é Gerente Administrativo da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e vice-presidente da Associação dos Ex-Alunos. Tendo comparecido a todas as edições do Encontro, ele dá um recado àqueles que estão estudando ou pretendem ingressar no IFRN: “É uma instituição séria onde todos vivem de Educação. Nela as pessoas usufruem de benefícios que vão muito além do ensino. É uma verdadeira escola de vida que se constrói ao longo de gerações”.

Quem também esteve presente em todas as edições do evento foi o técnico em saneamento França Neto, atual presidente da Associação dos Ex-Alunos do IFRN.  Ele estudou na Escola Técnica Federal (ETFRN) de 1978 a 1982 e há 28 anos trabalha na Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Ele faz questão de relembrar os tempos de aluno, quando chegava à escola às 6h da manhã e permanecia até às 10h da noite. “Eu passava o dia na escola, pois além de frequentar as aulas, tinha uma bolsa de trabalho no Pró-Técnico. Agradeço o que sou à Escola Técnica que me deu toda a formação necessária para desenvolver o meu trabalho”, afirma. Natural de Pau dos Ferros, ele lembra que na sua época quem estivesse procurando um ensino técnico de qualidade tinha que vir à capital, porém, hoje a realidade é diferente. “Eu trabalho viajando e vejo que os alunos do interior estão tendo mais oportunidades graças à interiorização dos Institutos Federais. Na minha cidade, por exemplo, a população é muito agradecida pela chegada do IFRN. Isso é muito importante”, conclui.

O reitor do IFRN e ex-aluno da Instituição, prof. Belchior Rocha, não perdeu a oportunidade de prestigiar o evento.  “Neste momento de confraternização que integra as comemorações dos 105 anos da Instituição, é uma satisfação muito grande encontrar pessoas que foram alunos desde a década de 40.  Organizadores, participantes e todos que fazem e fizeram história no IFRN estão de parabéns”, afirma.

Também estiveram presentes na festa o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros, o Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Reitor do Instituto Federal Fluminse, prof. Luiz Augusto Caldas Pereira, além do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, prof. Oiti José de Paula.

extensao
servidores