Campus EaD

Educação em Pauta deste sábado (31) entrevista pró-reitora de Extensão

Régia Lopes vai falar sobre o trabalho da extensão no IFRN. Programa vai ao ar às 10h, na TV Câmara

Publicada em 30/01/2015 Atualizada há 1 ano

Régia Lúcia Lopes, pró-reitora de Extensão do IFRN

O programa Educação em Pauta deste sábado, 31 de janeiro, às 10h pela TV Câmara Natal, entrevista a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Régia Lúcia Lopes. A professora vai falar sobre os projetos de extensão desenvolvidos pelos campi do Instituto, com destaque para a atuação junto à comunidade envolvendo professores, servidores e alunos.

A pró-reitora afirmou que, durante seus 21 anos no Instituto, um dos momentos mais marcantes foi a reformulação curricular promovida em 1995. “Esse nosso trabalho realmente quebrou muitos paradigmas. A gente mudou o ETFRN de cursos técnicos isolados para áreas de interesse. Foi um trabalho árduo, muito importante”, comentou.

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável pelas políticas de extensão do IFRN, atuando, no âmbito da Reitoria, com o apoio das Assessorias de Programas e Convênios e de Extensão e Relações Internacionais. No âmbito dos campi do IFRN, a PROEX conta com o apoio da diretoria e das coordenações de extensão, cujos trabalhos estão voltados para a inserção do aluno estagiário da Instituição no mercado de trabalho e para o estabelecimento de parcerias com a sociedade civil organizada nas áreas de atuação do Instituto.

A entrevistada

Régia Lúcia Lopes possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Geotecnia. Desde 1991, é professora do IFRN ministrando disciplinas no ensino técnico, graduação tecnológica e pós-graduação, em cursos nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente.

A professora foi coordenadora do curso de Saneamento de março de 1994 a abril de 1995; gerente da área de Tecnologia Ambiental de 1999 a 2000; coordenadora de pesquisa e Desenvolvimento Tecnológioco do CEFET-RN de março de 2000 a setembro de 2002; coordenadora do curso superior de Tecnologia em Meio Ambiente de setembro de 2002 a agosto de 2004, e coordenou o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRN de abril a setembro de 2012.

Além dessas funções, a professora Régia também foi consultora da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), além de pesquisadora do IFRN no Núcleo de Estudos de Saneamento Básico (NESB) e da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Resíduos Sólidos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, com ênfase em Gestão de Resíduos Sólidos, Limpeza Pública, Tratamento de Resíduos e Aterros Sanitários.

O programa Educação em Pauta é uma produção da Coordenação de Videoproduções (COVIDEO) do Campus EaD, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. É exibido todos os sábados, às 10h, pela TV Câmara, canal 10 da Cabo TV, com reapresentação aos domingos no mesmo horário. Assista ao programa também pelo YouTube, no Canal do Educação em Pauta IFRN e receba mais informações pelo Twitter @educacaoempauta .

extensao