Diversidade de obras e de temáticas marca lançamento de livros da Editora IFRN

Evento aconteceu na noite desta sexta-feira (12), na Reitoria do Instituto

Publicada em 12/08/2016 Atualizada há 1 ano

Parte dos autores que estiveram presentes à solenidade de lançamento

Com uma grande diversidade de obras e de temáticas, a Editora IFRN realizou na noite desta sexta-feira (12) o lançamento dos livros produzidos em 2015. Foram lançados à comunidade 12 títulos, que contam com mais de 100 autores. A solenidade foi realizada na Reitoria da Instituição, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto, à qual a Editora é vinculada, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social e Eventos e da Pró-Reitoria de Administração.

Além dos responsáveis pelos livros, estavam presentes o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; o pró-reitor de Pesquisa, Márcio Azevedo; o gerente administrativo da Fundação de Apoio ao Instituto, Francisco Dimitrov de Melo; a coordenadora geral do Sindicato dos Servidores da Instituição, Maria do Socorro Silva; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Natal, George Câmara; o arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além de outros gestores e servidores do IFRN.

OS LIVROS E SEUS AUTORES

O evento foi marcado pela satisfação dos autores e organizadores, que puderam apresentar suas obras aos que prestigiaram o lançamento. Além dos 12 títulos, foi apresentada à comunidade o livro "Sob os Signos da esperança e da responsabilidade social", pelo seu autor, o arcebispo Dom Jaime.

Em sua apresentação, o professor Dante Henrique Moura, organizador do livro "Educação Profissional - Desafios Teóricos-Metodológicos e Políticas Públicas", agradeceu à gestão passada e presente do IFRN pela iniciativa em produzir as obras e lançá-las. Ele destacou a importância do trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Campus Natal-Central do IFRN, do qual é coordenador, para a elaboração do livro. "É importante comentar também que os livros estarão todos no repositório institucional do IFRN, o Memoria, pois conhecimento é para ser compartilhado", lembrou.

Já a professora Jaqueline Engelmann frisou a experiência como coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento do livro "Jogos Matemáticos Experiência do PIBID". "Os jogos foram desenvolvidos por alunos de licenciatura que hoje são professores de Matemática. Esperamos que a obra contribua com o desenvolvimento da escola básica", acrescentou. Já a auditora do IFRN Deliany Maia falou sobre a experiência de transformar uma situação vivida nas instituições públicas de ensino em uma pesquisa de mestrado e, depois, no livro “Reserva de Cargos e Empregos Públicos a Pessoas com Deficiência: Instituições Federais de Ensino no RN”.

VEM MAIS POR AÍ

As obras lançadas nesta sexta (12) ainda falavam sobre ciência, tradição popular e indústria cultural, agroecologia, formação docente e outros temas relevantes para a construção do conhecimento. Em sua fala, o reitor Wyllys Farkatt destacou o que está por vir da Editora. "Estão sendo desenvolvidos editais para a seleção de livros. Além disso, estamos buscando atuar em outras frentes, com a produção de coleções com selos específicos. Os e-books também terão mais atenção a partir de agora, pois são ferramentas que garantem mais acesso à informação, democratizando a produção técnico científica.

Darlyne Fontes, coordenadora da Editora, falou sobre a satisfação em ver os autores orgulhosos em assinar suas obras para os interessados. "Além disso, precisamos agradecer aos alunos dos cursos de Eventos dos campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta que contribuíram com a realização deste lançamento. É uma prova de que o IFRN vem cumprindo sua missão de formar pessoas preparadas para o mundo do trabalho e para a vida", acrescentou.

O evento de lançamento contou ainda com a apresentação da banda Musicampi Potiguar, formada pelos professores Leão Neto, do Campus Natal-Central; Isaac Melo, de Canguaretama; Ana Cláudia Morais, de São Paulo do Potengi; Priscila Gomes, de Macau; Andrey Azevedo, de Currais Novos, e Valdier Ribeiro, do Campus Apodi.

Confira a relação das obras lançadas.