Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Connepi teve início hoje (16) com programação diversificada
Congresso

Connepi teve início hoje (16) com programação diversificada

16/12/2011 - Evento da Rede Norte Nordeste de Educação Profissional segue até domingo (18).

Connepi teve início hoje (16) com programação diversificada

Utilização de Briquetes como Alternativa Energética, primeira plenáriado VI Connepi.

Começou hoje (16), o VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI -, um dos eventos científicos mais importantes da Rede Norte Nordeste de Educação Profissional Tecnológica e da Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

Logo pela manhã, o movimento já era intenso pelo Campus Natal-Central do IFRN. Alunos e pesquisadores se dividiam entre as atividades já iniciadas. Nas quadras do campus, onde também estão sendo feitos os credenciamentos, acontecem as apresentações de pôsteres. No Bloco C podem ser assistidas as sessões orais.

Ainda nesta manhã, no auditório do Campus Central, houve a plenária Utilização de Briquetes como Alternativa Energética, sobre o projeto Caatinga Viva, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.  O projeto é realizado em parceria pela  Embrapa Solos,  a Caern, o IFRN, a Anea-RN e a Ong Carnaúba Viva e tem como objetivo  ajudar a brecar o desmatamento do bioma caatinga em uma de suas áreas mais susceptíveis de desertificação aqui no Estado: o  Baixo Açu.  Entre as ações a serem executadas está a instalação de uma fábrica de briquetes (lenha ecológica) para substituir a lenha tradicionalmente usada nas indústrias cerâmicas do estado.

Ainda esta tarde, o pesquisador Neilton Fidelis da Silva, do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE, apresenta, também no auditório do Campus Central, a palestra Tecnologia e Mudanças Climáticas – oportunidades para os IFs.

Às 19h30 de hoje acontece a solenidade oficial de abertura. Na ocasião,  o pesquisador Rômulo Fuentes Flores,vai dar uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, do qual é diretor científico.  Rômulo Fuentes doutorou-se em Ciências Médicas pela Universidade do Chile e realizou seu pós-doc em neurociência na Universidade de Duke. Realiza trabalhos com foco em doenças neurogenerativas e validação de estimulação elétrica como tratamento minimamente invasivo para sintomas de Mal de Parkinson.

Confira a programação completa do VI Connepi.

Ações do documento

Página em carregamento