Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Congresso

Connepi teve início hoje (16) com programação diversificada

Evento da Rede Norte Nordeste de Educação Profissional segue até domingo (18).

Publicada em 16/12/2011 Atualizada há 1 ano

Utilização de Briquetes como Alternativa Energética, primeira plenáriado VI Connepi.

Começou hoje (16), o VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI -, um dos eventos científicos mais importantes da Rede Norte Nordeste de Educação Profissional Tecnológica e da Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.

Logo pela manhã, o movimento já era intenso pelo Campus Natal-Central do IFRN. Alunos e pesquisadores se dividiam entre as atividades já iniciadas. Nas quadras do campus, onde também estão sendo feitos os credenciamentos, acontecem as apresentações de pôsteres. No Bloco C podem ser assistidas as sessões orais.

Ainda nesta manhã, no auditório do Campus Central, houve a plenária Utilização de Briquetes como Alternativa Energética, sobre o projeto Caatinga Viva, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental.  O projeto é realizado em parceria pela  Embrapa Solos,  a Caern, o IFRN, a Anea-RN e a Ong Carnaúba Viva e tem como objetivo  ajudar a brecar o desmatamento do bioma caatinga em uma de suas áreas mais susceptíveis de desertificação aqui no Estado: o  Baixo Açu.  Entre as ações a serem executadas está a instalação de uma fábrica de briquetes (lenha ecológica) para substituir a lenha tradicionalmente usada nas indústrias cerâmicas do estado.

Ainda esta tarde, o pesquisador Neilton Fidelis da Silva, do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE, apresenta, também no auditório do Campus Central, a palestra Tecnologia e Mudanças Climáticas – oportunidades para os IFs.

Às 19h30 de hoje acontece a solenidade oficial de abertura. Na ocasião,  o pesquisador Rômulo Fuentes Flores,vai dar uma palestra sobre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, do qual é diretor científico.  Rômulo Fuentes doutorou-se em Ciências Médicas pela Universidade do Chile e realizou seu pós-doc em neurociência na Universidade de Duke. Realiza trabalhos com foco em doenças neurogenerativas e validação de estimulação elétrica como tratamento minimamente invasivo para sintomas de Mal de Parkinson.

Confira a programação completa do VI Connepi.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas