Por dentro do IFRN

Conheça a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN

Campanha tem o objetivo de apresentar a Instituição e seus setores sistêmicos

Publicada em 28/09/2016 Atualizada há 1 ano

Desafios e inovações são as meta da equipe da Proex.

Após termos falado sobre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), agora a série Por Dentro do IFRN traz algumas informações sobre as atividades da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Setor responsável pelas políticas de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a Proex conta com o apoio das Assessorias de Programas e Convênios e de Extensão e Relações Internacionais, atuando no âmbito da Reitoria. Já nos espaços de ensino, ou seja, nos 21 campi do Instituto, a Pró-Reitoria conta com o apoio das Diretorias e das Coordenações de Extensão. Em cada campus, o trabalho é voltado para a inserção do aluno estagiário da instituição no mercado de trabalho e para o estabelecimento de parcerias com a sociedade civil organizada nas áreas de atuação do Instituto. As atividades da Proex são norteadas pelo PPP e pelo PDI. Estes documentos dão as diretrizes e definem as ações do setor.

Ações

Baseados nestes documentos, a Pró-Reitoria de Extensão dá ênfase em ações já consolidadas no IFRN: cursos de extensão; estágio; visitas técnicas ou aulas de campo; eventos; acompanhamento de egressos; projetos acadêmicos, culturais, artísticos e esportivos; relações institucionais e parcerias; e projetos e serviços tecnológicos.

As ações acontecem em todos os campi e, como formar de promover o envolvimento dos estudantes com todas essas atividades, que movem o Rio Grande do Norte, o Instituto realiza, desde 2015, a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), em parceria entre Propi, Proex e Proen. Em novembro de 2016 o Campus Parnamirim será palco da segunda edição do evento. Com o tema Ciência alimentando o Brasil, entre 23 e 24 de novembro, o IFRN terá seu grande momento de vitrine: oportunidade de mostrar à sociedade os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e, de quebra, integrar alunos e servidores das unidades espalhadas que compõem o Instituto por todas as regiões do Estado.

Diretrizes e Objetivos

Para a Professora Régia Lúcia Lopes, pró-reitora de Extensão do IFRN, as diretrizes fundamentais da Proex na gestão em curso são o fortalecimento da política de extensão através de ações/projetos que articulem o saber fazer acadêmico de cada campus com a realidade socioeconômica e cultural da região, contribuindo para a integração do Instituto com a sociedade e o fortalecimento de sua integração com o mundo do trabalho, aproximando-a do setor produtivo com vistas à captação de estágios para alunos, inserção de egressos e retroalimentação do processo ensino-aprendizagem.

Já entre os objetivos estratégicos da Proex, destaca-se a busca pela aproximação física de servidores, alunos e da população em geral com a Instituição por meio da promoção de eventos, em articulação com as demandas acadêmicas e administrativas. Exemplo disso é o intento de realizar o IV Simpósio de Extensão e Mostra Cultural durante a SECITEX – 2016.

Números

Levantamento de dados dos últimos 8 anos, tempo de existência da Proex no âmbito do IFRN, mostram um crescimento exponencial das atividades e de fomento desta Pró-Reitoria: a quantidade de projetos aprovados alcançou a marca de 137 em 2016, um número grandioso, se comparado aos 13 de 2008. As bolsas a estudantes chegam a 254 nos 21 campi sob responsabilidade direta da Extensão. O aporte de recursos para programas e projetos, outro dado que não deixa margem a dúvidas, soma em 2016 a casa dos R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), um aumento considerável. Em 2010 esse aporte não alcançava os R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Assessorias

Com corpo laboral formado por oito servidores e dois bolsistas, a Proex é capitaneada pela professora Régia Lúcia Lopes, pró-reitora desde 2012. Na nova gestão do IFRN, a Pró-Reitoria aumentou sua equipe e vem focando a atuação em fortalecer a relação do Instituto com o mundo do trabalho e a sociedade.

Sendo órgão executivo, a Pró-Reitoria de Extensão planeja, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão e relações com a sociedade, integradas ao ensino e à pesquisa, junto aos diversos segmentos sociais. Para tal, subdivide-se na Assessoria de Programas e Convênios, na de Extensão e Relações Internacionais e na Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho (ASREMT), recém instituída no IFRN.

Responsável por fortalecer os mecanismos de integração do IFRN com o setor produtivo para encaminhamento dos estudantes e egressos no mundo do trabalho, a ASREMT, entre outras atividades, trabalha na estruturação e levantamento de documentação para que os discentes do Instituto possam participar do “Programa Aprendizagem Profissional”, que visa a inserir jovens no mercado de trabalho. O programa cadastra cursos no Ministério do Trabalho e Emprego que, ao serem validados, permitem o ingresso dos alunos de cursos técnicos (desde que regularmente matriculados) nas empresas como aprendizes.

Para saber mais sobre a Proex e os demais setores da Reitoria do IFRN, acompanhe a série de matérias do Por dentro do IFRN.

extensao
pesquisa