Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Por Dentro do IFRN

Conheça a Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN

Campanha tem o objetivo de apresentar a Instituição e seus setores sistêmicos

Publicada em 09/08/2016 Atualizada há 1 ano

Dando continuidade à campanha Por Dentro do IFRN, até a sexta-feira, 12 de agosto, publicaremos notícias com o objetivo de apresentar melhor a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Com funcionamento no prédio da Reitoria, a Propi é a responsável por planejar e promover as políticas e ações relacionadas à pesquisa e inovação em todo Instituto. Para isso, tem o apoio das coordenações de Pesquisa dos campi (Diretoria no Campus Natal-Central).

A Pesquisa e Inovação tem como objetivo estratégico promover a pesquisa básica e aplicada entre os estudantes e servidores da Instituição, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, de forma a estender seus benefícios à comunidade. A fim de pensar as estratégias e ações para alcançar esses objetivos, a Propi tem como pró-reitor o professor Márcio Azevedo, que conta com o apoio de 8 servidores efetivos e 6 estagiários. 

PESQUISA, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO

De acordo com as metas estipuladas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN (PDI), a Pró-Reitoria se divide em 3 dimensões principais, sendo elas Pesquisa (Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Comunicação e Produção Científica (Produções acadêmico-científicas) e Inovação (Empreendedorismo Inovador). De forma mais diretamente responsável pela primeira e terceira, está o professor Rodrigo Siqueira, do Campus Parnamirim, diretor de Inovação Tecnológica. Já para atender as demandas da segunda, a professora Darlyne Fontes, do Campus Canguaretama, assumiu a coordenação da Editora. 

Apesar da divisão em dimensões, o trabalho de toda a equipe é integrado e todos os servidores – efetivos e estagiários – se envolvem conjuntamente para atender aos objetivos traçados, que são: fortalecer a produção e publicação de artigos científicos em periódicos e em anais de eventos por parte dos servidores e alunos; fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada à inovação tecnológica e voltados à transferência de tecnologias para a sociedade; expandir e fortalecer o programa de incubação de empresas do IFRN; estimular a difusão do conhecimento através da publicação de livros impressos e em formato digital. 

NOVA ESTRUTURA 

Para isso, a Pró-Reitoria está pensando em uma reformulação de sua própria estrutura. A Coordenação da Editora, por exemplo, poderá se transformar em Direção de Comunicação e Produção Científica. Isso porque ela envolve, além da Editora, projetos como o repositório Institucional Memoria, a elaboração e divulgação de editais, os periódicos vinculados à Instituição e a valorização dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no IFRN por alunos e servidores, através de um reforço da comunicação e dos eventos técnico-científicos. 

Já a Diretoria de Inovação Tecnológica se transformaria em Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, atuando com projetos de pesquisa; pós-graduação; núcleos de pesquisa; parcerias interinstitucionais, como também empreendedorismo, transferência de tecnologia e incubadoras.

Nesse sentido, foi desenvolvido um Plano de Ação para o período de 2016 a 2018 com um número de 86 ações. Algumas delas já vêm sendo realizadas – e são muitas! Vão desde levantamentos e acompanhamentos até definições de fluxogramas e estabelecimento de novas parcerias. Até a sexta-feira (12) vamos falar sobre as principais ações relacionadas às dimensões que citamos, começando com uma entrevista com o pró-reitor de Pesquisa. 

Acesse:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas