Comissões do Projeto Câmpus Verde se reúnem na Reitoria

Encontro contou com representantes de 14 unidades do IFRN

Publicada em 15/10/2012 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta segunda-feira (15), representantes das comissões do Projeto Câmpus Verde estiveram presentes na Reitoria do IFRN para discutir ações de divulgação e sensibilização junto a servidores, alunos, terceirizados e a comunidade em geral. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões, das 9h às 13h, e foi uma oportunidade para 16 participantes de 14 câmpus trocarem ideias e debaterem acerca das principais dificuldades enfrentadas.

Um dos pontos discutidos foi a implantação da coleta seletiva em todas as unidades que integram o IFRN, bem como os meios adotados para a destinação dos resíduos. Segundo a Presidente da Comissão Geral do Projeto Câmpus Verde, Maria Valiene Gomes de Oliveira, o Instituto realizou uma Chamada Pública no mês de abril a fim de selecionar Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis para realizar a coleta, entretanto, não houve interessados. Em agosto, o edital foi republicado e mais uma vez ninguém se manifestou a respeito. Agora, as comissões vão fazer um levantamento em suas regiões para verem a possibilidade de uma contratação direta de uma Associação ou Cooperativa.

Apesar das dificuldades, a Presidente da Comissão Geral destaca ações atuantes que já apresentam resultados. “A primeira delas foi a distribuição de canecas aos servidores da Reitoria, o que reduziu consideravelmente o gasto com copos descartáveis. Também implantamos coletores de pilhas e baterias e até o momento já foram arrecadados mais de 70 quilos de material que provavelmente teria um destino inadequado. Recentemente promovemos um curso sobre reaproveitamento de óleo usado para a confecção de sabão e brevemente vamos lançar um sobre reciclagem de papel”, afirmou Maria Valiene.

No encontro, também foi lançada a proposta de que seja criado um Banco de Sugestões, para que todos possam interagir e dar suas contribuições emitindo opiniões acerca do Projeto. O próximo passo, a partir de agora, é a realização de palestras em todos os câmpus a fim de promover a conscientização e sensibilização. "São pequenas ações que, somadas umas às outras, e sendo executadas por cada um de nós, acabam fazendo a diferença", concluiu Valiene.

Clique aqui para acessar a página do Projeto Campus Verde.

Interessados em participar ou contribuir com o Projeto, podem entrar em contato pelo e-mail campus.verde@ifrn.edu.br .

extensao
servidores