Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Com apoio do IFRN, I Fórum Nacional de Repositórios Digitais acontece na UFRN

Na programação: mesas-redondas, relatos de experiência, de pesquisas e minicursos

Publicada em 17/11/2016 Atualizada há 12 meses

Mesa de abertura do evento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa do IFRN, Márcio Azevedo

Começou nesta quarta (16) e segue até sexta (18) o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação e com a Biblioteca Central Zila Mamede, com o apoio do Instituto do Cérebro e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo do Fórum é promover um espaço de discussão teórica e prática acerca dos repositórios digitais através de mesas-redondas, relatos de experiência, de pesquisa e minicurso. 

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Mário Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Rubens Maribondo, pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Fernando Vechiato, coordenador do evento e professor do Departamento de Ciência da Informação da UFRN, Andréa Vasconcelos Carvalho, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN, Magnólia Andrade, diretora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, e Maria Arlete Duarte de Araújo, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. 

O IFRN está como parceiro do evento e também faz parte da organização central, com a servidora Vanessa Cavalcanti, Bibliotecária do Campus Natal-Zona Norte. Esta parceria foi construída por meio da articulação entre os responsáveis pelo Memoria - Repositório Institucional (RI) do IFRN e pelo setor de Repositórios Digitais da UFRN, sendo um movimento importante para a consolidação do nosso RI em âmbito nacional. 

"Alguns colegas da Rede Federal estão participando do evento e na oportunidade ocorreram diversas conversas sobre o Memoria, por ser o primeiro dos IFs,  pois muitos queiram obter informações técnicas do processo de implantação e desenvolvimento. Fico muito feliz com os resultados do Memoria e a participação efetiva da Propi, mas ainda temos muito trabalho pela frente", declarou Vanessa Cavalcanti. 

Confira a programação completa