Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Zona Norte

Cerimônia de abertura da VII Semana de Ciência e Tecnologia acontece nesta segunda-feira (20)

Solenidade terá como palestrante o professor do IFRN e jogador de poker Sidney Rocha

Publicada em 17/11/2017 Atualizada há 1 ano

Professor do IFRN e jogador de poker, Sidney Rocha Gomes será o palestrante de abertura do evento

Campus realiza na próxima segunda-feira (20), às 18h, no auditório, a solenidade de abertura da VII Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até sábado (25). A cerimônia vai contar com a presença de autoridades institucionais e do professor do IFRN campeão do Circuito Natalense de Poker 2016, Sidney Rocha Gomes, para ministrar a palestra "É possível ficar rico jogando poker?".

Neste ano, a SCTZN, cujo tema é "A Matemática está em tudo!", reúne quatro eventos de cunho científico e tecnológico: a IV Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), o III Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a II Semana de Marketing (Semark) e a IV Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo). Vai acontecer também, nesta edição, uma série de atividades em alusão à Semana da Consciência Negra.

A programação completa inclui exposição de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, palestras, além de concursos de fotografia, intervenções artísticas e uma noite de confraternização.


MOCITECZN: consolidação no calendário escolar

A III MOCITECZN vai receber cerca de 70 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, de estados como Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, e de países como o México, nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas e da Saúde. 

"O evento busca estimular a difusão da cultura investigativa, inovadora e empreendedora, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico", explicou o professor Marcus Fernandes, coordenador geral da VII SCTZN.

Para ele, a MOCITECZN assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. "A feira é uma excelente oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país", complementou o professor

Como nas edições anteriores, os melhores trabalhos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia, entre eles Expo Milset Brasil (Fortaleza-CE), Mostratec (Novo Hamburgo-RS), Febrace (São Paulo-SP), Proyecto Multimedia (México), Centro de Investigación y Empreendimiento Francisco Watson (Colômbia) e Infomatrix Brasil.

Na última edição, a mostra recebeu submissão de 165 projetos de 10 estados diferentes, sendo selecionados 60 projetos como finalistas. Compareceram ao evento 182 participantes entre alunos, pesquisadores e orientadores. Contou com a ajuda de 65 avaliadores voluntários de diversas áreas do conhecimento e 60 alunos e 15 professores voluntários na organização. Recebeu, aproximadamente, 1000 visitantes.

 

II Semana de Marketing: três dias de troca de conhecimentos

Novidade da última edição da SCTZN, a II Semark vai reunir estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing para uma programação com profissionais da área sobre temas importantes. Na programação estão previstos minicursos sobre elaboração de artigos científicos e palestras acerca de temas como: marketing digital para influencers e profissionais liberais; criação de marca e assessoria em marketing; e-commercebranding; e marketing nas mídias digitais e empreendedorismo. Além disso, os visitantes vão ter a chance de participar de oficinas e aulas de idiomas com enfoque em termos da área.

"Quem nos visitar vai se surpreender com a Semana de Marketing. Convidamos muita gente que vai ter a chance compartilhar experiências e aprender muita coisa legal durante os três dias de atividades", revelou Hannah Freire, do Curso de Marketing. Atuando, neste ano, na organização da Semark, a estudante revelou a sensação de contribuir para a realização do evento. "Fico satisfeita em ver que tudo está sendo bem feito. Queremos oferecer conteúdo de qualidade a quem nos visitar", completou.

Neste ano, no hall de entrada da escola, a comunidade acadêmica vai poder conhecer três consultorias, uma por dia, desenvolvidas no Studio Criativo, nome dado ao Núcleo de Extensão e Prática Profissional do Campus. O projeto, lançado em maio, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos superiores de Marketing e Licenciatura em Informática, por meio do desenvolvimento da prática profissional. A proposta é prestar serviços gratuitos à comunidade, de modo a ampliar a oferta de prática profissional para os alunos do Campus, sob orientação de professores da área, em atividades relativas à sua formação profissional, contribuindo assim para o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos das atividades do processo de ensino-aprendizagem (saiba mais).

 

III Sipex: Apresentações orais e oferta de minicursos 

O Sipex consiste em um espaço de exposição de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas de caráter de pesquisa, inovação ou extensão nas seguintes áreas: Artes e Cultura; Ciências da Computação; Ciências da Natureza e Matemática; Educação; Engenharias; Gestão e Negócios; e Humanidades. Neste evento, pesquisadores de qualquer instituição apresentam o seu trabalho no formato oral para uma banca, sendo avaliados conforme a prática adotada em cada campo do conhecimento. Nesta edição, o simpósio terá ainda a realização de minicursos..

Participam do evento estudantes do ensino médio e superior, de escolas/universidades públicas e particulares de todo o Brasil, desenvolvendo projetos científicos, individualmente ou em grupo, com no máximo cinco componentes, incluindo neste número os orientadores. 

 

IV Semana de Licenciatura em Informática a serviço das discussões sobre a área

A IV Selinfo é evento composto de palestras e mesas-redondas que promovem a temática do uso de tecnologias educacionais e do ensino da informática. A Semana vai receber público de alunos de graduação e pós-graduação de Pedagogia, cursos superiores de tecnologia na área da informática e licenciaturas de uma forma geral. Participam do evento estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e dos diversos campido IFRN. 

 

Arte e cultura como atrativos da Semana da Consciência Negra

Durante a SCTZN, vão acontecer diversas intervenções culturais voltadas às questões afrobrasileiras, em alusão à Semana da Consciência Negra. "Nosso objetivo é difundir conhecimentos, saberes e fazeres que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações", explicou o professor Evaldo Pulcinelli, coordenador da iniciativa. As atividades vão incluir roda de conversa, oficina de dança, apresentação de cartazes, roda de samba, roda de capoeira, exibição do coral da escola, declamação de poesias e programação especial da rádio escolar.

As ações, que contam com apoio do Grêmio Estudantil Paulo Freire, estão sendo organizadas pelo NEABI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas do Campus, um espaço em formação, cujo propósito é discutir as relações etnicorraciais na sociedade brasileira, buscando fomentar estudos, pesquisas e extensão, a partir do desenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas