Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Capacitação com profissionais de TI acontece na Reitoria

Dividido em dois módulos, o encontro reuniu servidores entre os dias 4 e 8 de dezembro.

Publicada em 08/12/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Ícaro Oliveira

A Coordenação de Infraestrutura e Redes (Coinre), vinculada à Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN (DIGTI), organizou na primeira semana de dezembro capacitação para as equipes de Tecnologia da Informação do Instituto. "O curso tem o objetivo de abordar conceitos de gestão e segurança da informação, equalizar os conceitos de gerenciamento dos equipamentos de rede e proporcionar a troca de informações entre os profissionais de TI da Instituição", comentou Carlos Eduardo Campos do Egito, coordenador de Infraestrutura e Redes. 

A capacitação foi dividida em dois módulos. O primeiro módulo, que teve 17 participantes, foi direcionado para a gestão e segurança de informação e para a análise da norma da ABNT 27002, com ênfase nos controles de segurança da informação presentes no Instituto e com propostas de ideias para melhorias nos diversos campi. Além disso, foram analisadas algumas normas de segurança da informação que a diretoria de Gestão de TI vai propor para a comunidade, como um pequeno comitê de revisão dessas normas. O segundo módulo, com 21 participantes, foi voltado para a prática, com atividades envolvendo resolução de problemas na configuração dos equipamentos de rede.

Alguns participantes relataram a importância da capacitação. Jefferson Lima, coordenador de TI do Campus Pau dos Ferros, disse que é o primeiro treinamento que ele participa na Reitoria, e destaca o grande diferencial: “estamos atualizando informações para trabalhar dentro da nossa realidade, com colegas que passam pelas mesmas dificuldades, e é uma oportunidade de trocar informações e conhecimento e de entender como funcionam os demais campi”. Maria Jane de Queiroz, professora e coordenadora do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Campus Currais Novos, também participa da capacitação pela primeira vez e destaca a relevância da iniciativa: “a gente tanto aprende coisas novas, quanto compartilha experiências”. Além disso, a discussão sobre o funcionamento da TI no IFRN é algo enfatizado pela professora: “uma continuidade desse projeto vai ser muito bacana, uma ideia muito boa”, finalizou. 

Estão programados três módulos, que devem acontecer no primeiro semestre de 2018.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas