Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Capacitação com profissionais de TI acontece na Reitoria
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Capacitação com profissionais de TI acontece na Reitoria

08/12/2017 - Dividido em dois módulos, o encontro reuniu servidores entre os dias 4 e 8 de dezembro.

Capacitação com profissionais de TI acontece na Reitoria

Foto: Ícaro Oliveira

A Coordenação de Infraestrutura e Redes (Coinre), vinculada à Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN (DIGTI), organizou na primeira semana de dezembro capacitação para as equipes de Tecnologia da Informação do Instituto. "O curso tem o objetivo de abordar conceitos de gestão e segurança da informação, equalizar os conceitos de gerenciamento dos equipamentos de rede e proporcionar a troca de informações entre os profissionais de TI da Instituição", comentou Carlos Eduardo Campos do Egito, coordenador de Infraestrutura e Redes. 

A capacitação foi dividida em dois módulos. O primeiro módulo, que teve 17 participantes, foi direcionado para a gestão e segurança de informação e para a análise da norma da ABNT 27002, com ênfase nos controles de segurança da informação presentes no Instituto e com propostas de ideias para melhorias nos diversos campi. Além disso, foram analisadas algumas normas de segurança da informação que a diretoria de Gestão de TI vai propor para a comunidade, como um pequeno comitê de revisão dessas normas. O segundo módulo, com 21 participantes, foi voltado para a prática, com atividades envolvendo resolução de problemas na configuração dos equipamentos de rede.

Alguns participantes relataram a importância da capacitação. Jefferson Lima, coordenador de TI do Campus Pau dos Ferros, disse que é o primeiro treinamento que ele participa na Reitoria, e destaca o grande diferencial: “estamos atualizando informações para trabalhar dentro da nossa realidade, com colegas que passam pelas mesmas dificuldades, e é uma oportunidade de trocar informações e conhecimento e de entender como funcionam os demais campi”. Maria Jane de Queiroz, professora e coordenadora do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do Campus Currais Novos, também participa da capacitação pela primeira vez e destaca a relevância da iniciativa: “a gente tanto aprende coisas novas, quanto compartilha experiências”. Além disso, a discussão sobre o funcionamento da TI no IFRN é algo enfatizado pela professora: “uma continuidade desse projeto vai ser muito bacana, uma ideia muito boa”, finalizou. 

Estão programados três módulos, que devem acontecer no primeiro semestre de 2018.

Ações do documento

Página em carregamento