PROEN

Campus Natal – Zona Leste sedia Seminário da Equipe Técnico-Pedagógica do IFRN

Encontro aconteceu entre os dias 26 e 27 de agosto

Publicada em 28/08/2019 Atualizada há 1 ano

Estavam presentes pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, psicólogos e assistentes sociais

O Campus Natal – Zona Leste sediou entre os dias 26 e 27 de agosto o 51º Seminário da Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O encontro tem como objetivo o fortalecimento da identidade da Equipe Técnico-Pedagógica do IFRN, com um debate sobre o campo de atuação da ETEP e a organização sistêmica do trabalho pedagógico.

Esta edição do encontro teve também como objetivo o fortalecimento do trabalho de coordenação pedagógica e planejamento de todas as equipes dos Campi do IFRN. O evento contou com a presença de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais do Instituto, além de psicólogos e assistentes sociais convidados.

Uma das pautas debatidas no evento foi o Plano Educacional Individualizado para alunos que possuem necessidades educacionais específicas. No final do ano de 2018 foi criada uma comissão para direcionar esse assunto e criar o documento orientador do plano. O resultado desse trabalho foi apresentado no seminário realizado na última semana de agosto.

Outro tema discutido no Seminário foi o assédio, que nos últimos tempos se tornou uma das demandas recebidas pelos profissionais que estão mais próximos dos alunos. A discussão sobre o assunto auxilia no desenvolvimento da aptidão para lidar com os casos, identificar o que pode ser caracterizado como uma situação de risco e qual a conduta legal que se deve ter diante da situação.

O momento contou ainda com uma homenagem ao Ex-Diretor-Geral do Campus Natal – Zona Leste, Alexsandro Paulino de Oliveira, que faleceu no dia 10 de junho. O profissional foi lembrado por membros do evento como um dos grandes apoiadores dos debates promovidos pela iniciativa.

servidores