Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Climatologia

Campi promovem palestra sobre Clima e Recursos Naturais

O evento contou com a participação do docente da Universidade de Ciências Aplicadas de Munster, na Alemanha

Publicada em 09/12/2019 Atualizada há 1 ano

O professor Reinhart apresentou-se nos campi Natal-Central e João Câmara

Nos dias 3 e 4 de dezembro os campi Natal-Central e João Câmara, respectivamente, realizaram eventos temáticos sobre Clima e Recursos Naturais, organizados pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) do IFRN. Em ambos os momentos, a palestra teve como convidado o professor Reinhart Job, da Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, da Alemanha.

Temáticas

Entre os presentes à palestra no Cnat, alunos dos cursos de Engenharia de Energia e Eletrotécnica. Já em João Câmara, os estudantes que foram ao encontro, em sua maioria, integram os cursos de Energia Renováveis e também Eletrotécnica. Ao decorrer da ação, foram debatidos temáticas como mudanças climáticas e recursos. Além disso, foi apresentado uma introdução ao principal entendimento das mudanças climáticas, consequências e os impasses que podem ser excluídos no futuro próximo.

O professor Reinhart descreveu o desenvolvimento das sociedades tecnológicas modernas, enfatizando que o desenvolvimento das sociedades se correlaciona com o progresso da ciência e especialmente, com o progresso da pesquisa de matérias. Ele disse ainda que a Climatologia é um assunto que cada vez mais desperta interesse das pessoas, mas que o elevado nível teórico que o seu estudo demanda, dificulta o entendimento e enquadra nas disciplinas consideradas complicadas.

Climatologia 

“Para nos livrarmos desse rótulo, é preciso rever se as estratégias de ensino da Climatologia, como hoje são aplicadas, se estão fazendo com que esse conteúdo seja interessante para o aluno. O que observamos nas escolas é uma grande dificuldade dos alunos em compreender conceitos da Climatologia, abstratos para muitos, com base apenas em aulas teóricas, sem exemplos práticos do dia a dia”, relatou Alexandro Vladno, professor do curso de Engenharia de Energia.

Para Alexandro, "ter o orador Reinhart no Instituto trazendo informações sobre um tema tão atual e importante na nossa sociedade, como é o Clima e Recursos Naturais, proporciona uma rica discussão sobre o assunto para os nossos alunos e professores". O professor disse ainda que essa foi uma oportunidade de se estabelecerem parcerias futuras em pesquisas e eventos científicos integrados entre o IFRN e a Universidade de Munster em Ciências Aplicadas”.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas