Planejamento Estratégico

Campi e Reitoria discutem identidade institucional e estrutura administrativa

Discussões são promovidas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional

Publicada em 03/11/2016 Atualizada há 1 ano

A  Pró-Reitoria  de  Planejamento  e  Desenvolvimento  Institucional (PRODES) iniciou neste ano uma discussão sobre a identidade institucional do IFRN, autonomia e a estrutura administrativa dos campi e da Reitoria. O objetivo é promover uma maior eficiência nos processos de planejamento da Instituição, a fim de aprimorar o atendimento prestado à sociedade.

Nesta perspectiva, no início do mês de novembro, os campi e a Reitoria do Instituto vão desenvolver atividades e métodos para discutir a identidade institucional, o que passa pela análise da sua função social, como também as estruturas administrativas: como estão definidas e como poderiam se reestruturar.

A discussão foi iniciada no curso de "Administração Escolar", iniciado em julho deste ano para um grupo de 60 gestores da Instituição, entre eles o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, pró-reitores, diretores-gerais e acadêmicos, de Administração, assessores e outros. Neste momento, esses gestores são responsáveis por levar às comunidades dos campi e da Reitoria o que foi discutido até agora no curso.

Na Reitoria, um formulário foi enviado a todos os servidores, através do email institucional, com o objetivo de receber contribuições para o trabalho que vem sendo desenvolvido. No dia 11 de novembro, às 14h, as contribuições, já sistematizadas pela Prodes, serão discutidas presencialmente com os servidores. Nas unidades de ensino, as metodologias de trabalho serão organizadas de acordo com cada campus.

No período de 21  a 23 de novembro, os gestores que participam do curso se reunirão no Campus Santa Cruz para apresentar as propostas de suas comunidades. O curso vai gerar um relatório que será encaminhado ao Conselho Superior do IFRN (Consup), que também discutirá as propostas lançadas para, enfim, promover as revisões do estatuto, regimentosestrutura organizacional do IFRN.

QUEM SOMOS E PARA O QUE TRABALHAMOS?

O IFRN é uma instituição de ensino centenária. Sua história teve início em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Passando por diversas mudanças durante esse período, no final de 2008 se transformou em Instituto Federal, com a função social de ofertar educação profissional e tecnológica – de qualidade referenciada socialmente e de arquitetura político-pedagógica capaz de articular ciência, cultura, trabalho e tecnologia. Essa oferta passa pelo compromisso com a formação humana integral, com o exercício da cidadania e com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, à transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais.

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARA GESTORES

A capacitação tem o objetivo de alinhar as metas para uma administração estratégica da Instituição. Parte dos referenciais para a elaboração do curso considerou os estudos dtese do servidor Francisco Mariz, desenvolvida através de cooperação entre o IFRN e a Universidade do Minho, em Portugal. Em sua pesquisa, ele constatou que o Instituto ainda está em processo de construção de sua identidade. A intenção é que a discussão se dissemine através da comunidade acadêmica, que deverá construir colaborativamente os novos direcionamentos normativos encontrados nos documentos institucionais.