Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conquista

Alunos do IFRN ganham medalhas em olimpíada de Química

Ao todo, nove estudantes conquistaram medalhas na competição.

Publicada em 14/12/2016 Atualizada há 1 ano

Cristiano Victor Medeiros da Silva, aluno do Campus São Paulo do Potengi premiado com a medalha de bronze.

O estudante do Campus São Paulo do Potengi, Cristiano Victor Medeiros da Silva, de 18 anos, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte (OQRN). Cristiano disputou a Modalidade A2, direcionada para estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio e obteve o melhor resultado nesta categoria.

Com a conquista da medalha de bronze na olimpíada estadual, Cristiano Silva está automaticamente classificado para representar o Rio Grande do Norte e o Campus São Paulo do Potengi nas olimpíadas de química brasileira de Norte-Nordeste em 2017. "Gosto muito de Química. Lembro que a prova (da olimpíada) aconteceu em um sábado, durante o recesso de aulas, então, aproveitei duas semanas de recesso para me preparar", lembrou Cristiano.

Durante a preparação, o estudante foi acompanhado pela professora Ulisandra Ribeiro de Lima. "A Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte tem o objetivo de estimular a curiosidade e o gosto pelo conhecimento da Química. A medalha é importante, mas não é a grande finalidade. A Olimpíada deve ser o começo para levar o aluno a uma carreira científica, haja vista que a competição desempenha um papel importante em relação ao ensino de Química", comentou Ulisandra, acrescentando que na fase estadual não houve preparação especial direcionada para a prova, mas para a olimpíada nacional a equipe de professores de Química do Campus São Paulo do Potengi deverá realizar um treinamento específico com o estudante.

Além de Cristiano outros alunos do IFRN foram premiados durante a olimpíada. Na categoria A1 (1ª série) foram três menções honrosas, uma para o Campus Apodi e duas para o Natal-Central. Na categoria A2 (2ªsérie) ainda tivemos três menções honrosas para os campi Parnamirim, Mossoró e Nova Cruz.  Na categoria A3 (3ª série) obtivemos mais um excelente resultado, o aluno Luan Lincoln do Campus Mossoró conquistou a medalha de prata na competição e a aluna Júlia Millene Gomes do Campus Apodi ficou com a medalha de bronze. 

A premiação foi entregue aos estudantes na tarde desta terça-feira (13), no Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).