Campus Santa Cruz

Alunos do Campus Santa Cruz desenvolvem chuveiro ecológico

Já imaginou poder medir a água gasta durante um banho e ainda ter uma sessão de cromoterapia?

Publicada em 20/09/2016 Atualizada há 12 meses

Aplicativo para celular - CHUVECO

Pensando no desperdício de agua, esse bem tão precioso, o professor de Redes Jackson Azevedo, juntamente com alguns alunos do curso integrado em Informática do Campus Santa Cruz produziram um chuveiro com tecnologia embarcada. O equipamento é capaz de notificar o usuário em tempo real, através de LED’s, o volume de água que está sendo gasto durante o banho. Essa mesma informação também pode ser visualizada através de um aplicativo para celular.

O chuveiro ecológico Microcontrolado por celular – CHUVECO, possui um sistema que utiliza uma tecnologia de baixo custo, edquipado com LED’s que misturam cores básicas: vermelho, azul e verde para fazer com que o banho se torne uma breve sessão de cromoterapia, mais conhecida como terapia das cores, que ajuda no equilíbrio físico e emocional. O CHUVECO foi criado com o objetivo de educar o usuário ao consumo consciente da água. Além disso, ele pode ser utilizado por pessoas com deficiência visual, pois emite um sinal sonoro quando o usuário excede a quantidade de 45 litros de água durante o banho. Já para os deficientes auditivos o sinal é dado através das mudanças de cores.

O sistema pode ser instalado em qualquer tipo de chuveiro, com ou sem entrada de energia, pois também pode funcionar com bateria 9V. O equipamento é acessível a todas as classes sociais e seu custo é apenas R$68,00.