Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Santa Cruz

Aluna do IFRN participa do Programa Jovens Embaixadores nos EUA

Rarielly Medeiros permanece em solo americano até o dia 6 de fevereiro

Publicada em 24/01/2017 Atualizada há 1 ano

Rarielly é a representante do IFRN no Programa Jovens Embaixadores.

A aluna Rarielly Virgínia Medeiros, do 4° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do Campus Santa Cruz, está em Washington D.C, capital dos Estados Unidos, participando do Programa Jovens Embaixadores.  Rarielly está passando três semana no país, conhecendo sua história e participando ainda de reuniões em organizações.

O Jovens Embaixadores é um programa do governo americano que busca promover a integração entre diferentes culturas e o espírito voluntário em jovens de todo o mundo. O objetivo final é aprimorar a formação de pessoas com vontade e capacidade para contribuir com a mudança do mundo. "Durante o período no país, participamos de workshops sobre liderança, justiça social, sobre como detectar problemas na nossa comunidade e resolvê-los quando voltarmos ao Brasil", explicou Rarielly. 

Do Brasil, foram selecionados 50 jovens, entre eles, a estudante do Campus Santa Cruz e um outro estudante de escola pública de Parnamirim, Alyson Medeiros Dantas. Eles participam ainda de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitam escolas e projetos sociais. Como representantes da juventude brasileira, fazem ainda apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.

Rarielly se anima ao afirmar que está vivendo novas experiências, desde andar de avião pela primeira vez até conhecer a neve e fazer amigos de várias partes do mundo. "A experiência tem sido incrível. Tão incrível que quase não temos tempo para nada, a não ser em relação ao Programa", confessou  

"Além de todo esse aprendizado e essa coleção de experiências novas, de amigos novos, a gente volta com os horizontes ampliados, conhecendo mais sobre o que é a cultura de um outro país, com um vocabulário ainda maior em inglês e inúmeras outras coisas que ainda vamos aprender porque ainda estamos no meio do intercâmbio", concluiu a jovem que, além do curso técnico em Mecânica, é bolsista do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais Específicas (NAPNE), do Campus Santa Cruz. A experiência, além do desempenho escolar, ajudou a estudante a ser selecionada como Jovem Embaixadora do Brasil nos EUA.