Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN Solidário

Ações de solidariedade movimentam os campi do IFRN

Durante todo o ano, alunos e servidores se mobilizam para ajudar o próximo

Publicada em 27/12/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Doação do leite arrecadado na Expotec - Campus Mossoró

Com a chegada do mês de dezembro, tradicionalmente as pessoas sensibilizam-se mais com o próximo e se dispõem a ajudar aqueles que têm mais necessidade. Nesse cenário, estudantes e servidores dos mais diversos campi e da Reitoria do IFRN se reuniram para realizar ações de solidariedade.

Um trabalho realizado em cooperação entre os servidores da Reitoria e dos campi Ead, Natal-Central e Natal-Zona Norte, além de familiares, amigos e funcionários da Escola Eurípedes Barsanulfo, trouxe alegria a 303 crianças que estudam do 1º ao 5º da instituição. Contribuíram ainda com a ação os coordenadores dos cursos técnicos e superiores do IFRN. O momento da entrega de presentes para as turmas aconteceu na última quinta-feira (22), e alguns servidores da Reitoria fizeram questão de participar.

No Campus Apodi, foram realizadas três campanhas entre servidores e comunidade acadêmica: Papai Noel dos Correios, Natal Solidário do Lar dos Mestres da Vida e Gincana Solidária. A primeira teve a coordenação da Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PS & QVT) em parceria com os Correios (Unidade Apodi) através do apadrinhamento de 69 cartinhas, escritas por crianças da Escola Municipal Isauro Camilo (Apodi-RN). Com o objetivo de colaborar com o  Lar dos Mestres da Vida (Associação Filantrópica Jorge Gurgel Fernandes do Amaral), situado em Caraúbas (RN), 50 servidores do IFRN Apodi colaboraram com recursos para a compra de 25 kits de higiene pessoal e 25 megapacotes de fralda geriátrica. A Fazenda-Escola do Campus também fez sua contribuição doando frutas, ovos de galinha e codorna. Já a Gincana Solidária recebeu 25 brinquedos e 13 cestas básicas que foram entregues, no dia 20 de dezembro, a famílias carentes da cidade de Apodi e Caraúbas e à paróquia do município.

Um grupo de estudantes do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, representantes das equipes vencedoras da III Semana de Arte, Desporto e Cultura (Semadec), visitou, no dia 18 de dezembro, o Lar São Camilo de Léllis em São Tomé, para entregar parte das doações arrecadas durante a ação solidária promovida no evento: a Semadec Solidária. Foram entregues alimentos, fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e limpeza para a Instituição, que existe há 33 anos e atualmente abriga 26 idosos, entre homens e mulheres, em situação de vulnerabilidade. O lar é mantido, principalmente, através de doações. 

Os estudantes puderam conhecer as instalações da Instituição e interagir com os idosos que residem no abrigo. “Foi muito gratificante chegar lá e ser recebida por todos com muita alegria, presentear a todos, ouvir as histórias, foi muito emocionante”, destacou a aluna Dayane Teixeira do curso Técnico em Edificações que participou da visita. A Presidente do Lar São Camilo de Léllis, Maria Cacilda, destacou que “ações como esta precisam estar cada vez mais presentes na formação cidadã de cada um de nós e que visitas como as que os estudantes realizaram levam alegria aos que necessitam de amor, carinho e novas esperanças”.

No Campus Lajes, a ONG PEPA (Pessoas pela APAMI), através da Junior Achievement RN, realizou uma ação na Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância de Lajes, a APAMI, no último dia 13 de dezembro. Os alunos do campus fizeram campanhas para arrecadação de materiais para a reconstrução da estrutura interna do hospital, que se apresentava comprometida, mais especificamente para os leitos onde ficam os pacientes. Além disso, realizaram também um bingo solidário e venderam alimentos para arrecadar recursos. “Nós tínhamos que escolher uma instituição filantrópica para realizar uma ação voluntária, então, optamos por uma entidade que tivesse um impacto direto na sociedade, visto que a APAMI atende também pacientes de outros municípios”, declarou um dos integrantes do projeto, Isaías Leocádio.

E não é só em dezembro que isso acontece

Ao longo do ano, outros campi do IFRN também exerceram a solidariedade. Em março, o Campus Mossoró realizou doação de leite arrecadado na Expotec. Ao todo foram entregues 275 latas e 270 sacos de leite, totalizando 164 kg. O produto foi entregue ao Abrigo Amântino Câmara, que funciona desde 1946, acolhendo idosos, e é bastante conhecido na cidade.

O Campus Santa Cruz também realizou arrecadação em vários momentos. No I Dia da Criança, evento realizado pelo Comitê de Direitos Humanos do Campus Santa Cruz e pelo Grupo Solidário de Mãos Dadas, foram arrecadados livros, brinquedos e roupas. A Semana de Humanidades, ocorrida durante a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec), no final de novembro, arrecadou cerca de 100 kg de alimentos em seus minicursos. Todo esse material foi distribuído na comunidade Quilombola Negros do Catu, no dia 21 de dezembro. O objetivo agora é criar uma brinquedoteca na comunidade. 

Em abril, a comissão organizadora do "IV Seminário Norte Rio-Grandense de Saúde e Segurança do Trabalhador", que contou com a colaboração de especialistas reconhecidos nacionalmente na área de Saúde e Segurança do Trabalhador e aconteceu no Campus Natal Central do IFRN, doou 113 kg de leite em pó arrecadado  a instituições filantrópicas que prestam assistência a crianças e idosos carentes. Os alimentos foram doados pelo público participante do seminário, cuja adesão foi acima das expectativas, de aproximadamente 359 profissionais e estudantes presentes.

No dia 10 de junho o Campus Natal-Central promoveu o projeto "IFRN Solidário". O evento, que é uma ação de voluntariado voltada às comunidades interna e externa, oferece ao público serviços nas áreas jurídica, alimentícia, de saúde, estética e bem-estar, assim como oficinas de arte, jardinagem, recreação e entretenimento para adultos, jovens e crianças.

O Campus Natal-Central também promoveu arrecadação de doações para instituições bastante conhecidas pelos cidadãos natalenses, o Juvino Barreto e o Lar da Vovozinha. 

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas