Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jogos dos Institutos Federais

Abertura dos JIFS Nordeste é marcada por discursos de valorização dos Institutos Federais

O IFRN participa dos Jogos com delegação de 180 atletas-estudantes

Publicada em 19/07/2017 Atualizada há 1 ano

Abertura contou com apresentação cultural

No sexto maior centro desportivo do mundo, mil cento e cinquenta estudantes, de oito estados, após percorrem centenas e centenas de quilômetros, o IFCE recebeu 10 delegações de Instituições de todo o Nordeste para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’s) 2017.

O Centro de Formação Olímpica do Nordeste foi palco da cerimônia, que contagiou a todos pela energia dos atletas, pela organização do evento, pela festa de abertura e pelos discursos dos gestores e organizadores da competição.

O IFRN, que trouxe à Fortaleza 180 atletas e 26 servidores, participa em todas as onze modalidades esportivas em disputa com estudantes de 19 de seus 21 campi.

Cerimônia

Envolvidos na organização, apoio, transporte e cobertura do evento, a equipe de servidores do IFRN participou da festa de abertura juntos aos atletas. Para o desfile, 20 dos medalhistas de edições anteriores dos JIF’s representaram a instituição.

Com a presença de reitores e representantes dos 10 IF’s que participam dos jogos, a cerimônia foi aberta com a apresentação cultural do Grupo MiraIra, do IFCE. Louvando a produção da terra, o grupo, com música e dança, fez um passeio pela cultura cearense, com destaque para os artistas locais e para o forró. O desfile de cada uma das delegações foi acompanhado de homenagens aos participantes, que tiveram elementos de sua cultura representados em vídeo e música, além de recepcionistas vestidos com trajes característicos de cada estado.

Falas

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, deu a cada um dos reitores e representantes de delegações a oportunidade de saudar suas comitivas. Além de impulsionar seus atletas, as falas destacaram a importância da promoção e do financiamento dos esportes, como também a valorização do papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: “Não haverá retrocesso nas nossas ações. A Rede é real e nosso movimento é de mão única, ou seja, para o futuro promissor que tanto trabalhamos para dar a cada um dos estudantes dos Institutos Federais”, disse Francisco Roberto Brandão Ferreira, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Representando o reitor do IFRN, Dário Maia, professor de Educação Física e coordenador da equipe do IFRN falou sobre garra, determinação e espírito esportivo.

Dados dos jogos

Além do IFRN, participam da edição 2017 dos JIF’s as seleções dos Institutos Federais de Alagoas, da Bahia, que tem ainda o IF Bahiano, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, que também tem o IF do Sertão Pernambucano, do Piauí e os donos da casa, o IFCE.

A competição reúne os campeões de cada estado em seus jogos intercampi. As modalidades são Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. As disputas dos Jogos dos Institutos Federais começam nesta quarta, 19/7, e seguem até o domingo, 23. Para saber mais, siga e acompanhe as redes sociais do Instituto. 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas