Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Novos empreendedores da Incubadora Itipas participam de oficina de capacitação pelo Sebrae/RN

Gerente Cyro Gurgel trabalhou a metodologia Canvas com novos incubados

Publicada em 28/03/2018 Atualizada há 1 ano

Gerente Cyro Gurgel orienta jovens empreendedores durante a Oficina de Ideias envolvendo a metodologia Canvas. Foto: Marcilio França

Recentemente aprovados para incubação no hotel de projetos da Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos e Serviços, a ITIPAS, os novos empreendedores já participam das primeiras ações de capacitação.


Na tarde de ontem (27) jovens representantes de 5 projetos de negócios
participaram de Oficina ministrada por Cyro Gurgel, Gerente do escritório de João Câmara do Sebrae/RN, que veio a convite, através de parceria, ministrar a "Oficina de Ideias - Construindo negócios lucrativos com a metodologia Canvas".


Phablo Márcio de Paiva Souto foi um dos participantes da Oficina. Ele tem 24 anos e está concluindo a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), no Campus Pau dos Ferros do IFRN. Phablo é um dos autores da Plataforma Octopus, ideia empreendedora que obteve 1º lugar na última seleção realizada pela ITIPAS.


O jovem empreendedor avaliou como positiva a Oficina: "A Oficina é algo bem interessante. Durante a apresentação feita pelo instrutor do Sebrae nós discutimos algumas coisas sobre a realidade do comércio, a realidade que nós vivemos. Pudemos observar coisas que normalmente não percebemos mas que podem trazer sucesso ao negócio. Através do Canvas, aprendemos a pensar como empreendedor, traçar estratégias, analisar custos, fontes de renda e temas relativos ao sucesso da empresa.", comenta Phablo.


O MÉTODO CANVAS
O Sebrae aposta na metodologia para orientação na criação de novos modelos para empreendimentos. A Canvas consiste em uma ferramenta estratégica e empresarial, elaborada para auxiliar novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios.

 

Para conhecer mais sobre a Incubadora do Campus Pau dos Ferros do IFRN, acesse a página da ITIPAS:

PÁGINA DA INCUBADORA ITIPAS

SOBRE A ITIPAS:
A Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento de Alimentos e Serviços (ITIPAS) induz o processo de criação e fortalecimento de empresas inovadoras ou start-ups, mediante a promoção de serviços especializados de apoio técnico e operacional, os quais facilitam a consolidação de ideias empreendedoras e empresas nascentes. A incubadora atua no sentido de minimizar o risco de falência das empresas nos primeiros anos de desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços e, em especial, durante a fase inicial de inserção no mercado concorrencial.

Por: Francisco Marcilio de Carvalho França.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:
23/11/2017:Incubadora ITIPAS divulga resultado final de seleção de ideias empreendedoras.
08/02/2016:Gerente do Sebrae/RN em Pau dos Ferros promove oficina na incubadora de empresas do Campus.
05/11/2014: Selecionados para a Incubadora Itipas participam de oficina de capacitação.