Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO ACADÊMICA

Diretoria Acadêmica promove encontros envolvendo servidores, alunos e pais na abertura do ano letivo

Ações acontecem de 18 de fevereiro até hoje, 1º de março

Publicada em 01/03/2019 Atualizada há 1 ano

Equipe multidisciplinar do Campus contribui significativamente para o fortalecimento da política de permanência e êxito do estudante na Instituição

O ano letivo de 2019 teve início no dia 18 de fevereiro, sendo marcado pelo Encontro Pedagógico 2019.1, uma das várias atividades promovidas pela Diretoria Acadêmica (DIAC) e Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP).


Momentos com servidores    
O Encontro Pedagógico 2019.1 aconteceu de 18 a 20 de fevereiro, cuja programação foi desenvolvida através de apresentação cultural de abertura, formação continuada de professores, envolvendo Oficina de LIBRAS, painel de ações positivas, avalições dos cursos técnicos integrados por egressos, planejamento e atividades do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.    


Momentos com alunos e servidores    
No dia 21 de fevereiro, quinta-feira, a gestão do Campus recebeu os novos alunos no Auditório para acolhida de abertura do ano letivo. Na ocasião, o grupo, em parceria com o  com o Grêmio Estudantil, promoveram momentos de apresentações da Diretoria e, da Entidade, um tour guiado pelas instalações, sendo finalizado com uma gincana.    


No dia 22, teve início o Seminário de Integração Acadêmica 2019, destinado aos alunos novatos dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Apicultura e Informática, cuja programação segue até esta sexta-feira (1º).    


Durante o Seminário, os alunos recebem importantes orientações sobre a Instituição e são ambientados quanto aos direitos e deveres no IFRN. Os estudantes dos cursos de graduação também são contemplados, através da Semana de Integração Universitária, atendendo aos alunos da Licenciatura Plena em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).    


Momentos com os pais    
Objetivando aproximar a família da vivência escolar do filho, a DIAC/ETEP promoveram reuniões com os pais, através das quais foram informados sobre a experiência que os filhos viverão no IFRN. As reuniões aconteceram em dois momentos: um com os pais dos alunos ingressantes; e outro bloco de reuniões destinado aos pais de alunos do 2º, 3º e 4º anos. Um momento importante das reuniões foi a escolha coletiva de novos representantes para integrar o Conselho de Classe,  órgão de assessoramento à gestão acadêmica em assuntos de natureza didático-pedagógica.    


Nova oferta    
Uma nova oferta do Campus Pau dos Ferros para este ano é a Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, que teve suas atividades iniciadas nesta última terça-feira (26), através da aula inaugural, onde os estudantes receberam boas-vindas da Diretora Acadêmica e da Coordenadora do curso e assistiram à aula inaugural do curso com professora convidada, vinda da UFRN.    


EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

A Diretoria Acadêmica, compondo uma equipe multidisciplinar de profissionais, contemplando pedagogo, técnica em assuntos educacionais, coordenadores de curso médico, técnicos em enfermagem, dentista, psicóloga, nutricionista, assistentes sociais, bibliotecária, promove articulações para atender à comunidade acadêmica com foco na política de permanência e êxito do estudante.


Confira as ações promovidas pela Diretoria Acadêmica que marcaram a abertura do ano letivo de 2019:

DATAATIVIDADEPÚBLICO
18 a 20 de fevereiro
Encontro Pedagógico 2019.1
Todos os servidores
21 de fevereiro
Abertura do ano letivo
Toda a comunidade acadêmica
22 de fevereiro a 1º de março
Seminário de Integração Acadêmica 2019
Alunos dos cursos técnicos
21 e 22 de fevereiro
Semana de Integração Universitária
Alunos dos cursos de graduação
25 de fevereiro
Reunião com os pais dos alunos ingressantes
Pais dos alunos do 1º ano dos cursos técnicos
26 de fevereiro
Reunião com os pais dos alunos veteranos.Pais dos alunos do 2º, 3º e 4º ano dos cursos técnicos
25 e 26 de fevereiro
Escolha coletiva de pais representantes para integrar o Conselho de Classe
Pais de alunos
26 de fevereiro
Aula inaugural da especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Pós-graduandos



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
15/02/2019:IFRN em Pau dos Ferros convoca pais de alunos dos cursos técnicos para reunião.
15/02/2019:Campus Pau dos Ferros promove Seminário de Integração Acadêmica para para calouros dos cursos técnicos.
14/02/2019:Encontro Pedagógico para 2019.1 reunirá docentes e técnicos do Campus Pau dos Ferros.
14/02/2019: Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática terá seu 1º encontro no dia 26 de fevereiro.