Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Com aulas gratuitas de hidroginástica, projeto contribui para a qualidade de vida de público da terceira idade

Projeto Vida Ativa é ofertado pelo Campus Pau dos Ferros

Publicada em 09/05/2019 Atualizada há 1 ano

Professor e participantes do Projeto na manhã dessa última terça-feira (7)

Eles acordam cedo e começam o dia no agito. Às 7h da manhã, o IFRN em Pau dos Ferros recebe um grupo de 40 pessoas da terceira idade para aulas gratuitas de hidroginástica.


A ação faz parte do Projeto de Extensão “Vida Ativa”, que está contribuindo para a qualidade de vida de idosos no Alto Oeste potiguar.


Segundo o Coordenador de Extensão do Campus, Ms. Francisco Vieira Sales Júnior, o Projeto objetiva oportunizar aos idosos da cidade de Pau dos Ferros o acesso à pratica da atividade física aquática, com intuito de minimizar os efeitos do envelhecimento, bem como promover momentos de reflexão acerca da importância da prática contínua da atividade física e seus benefícios para a promoção da saúde.


Os participantes do Projeto contam com avaliação e acompanhamento de forma diagnóstica e contínua através de folha de frequência, avaliação física/funcional e história de vida. “Pretendemos despertar nos participantes o hábito da pratica continua da atividade física, tornando-os mais ativos e conscientes da importância da atividade física na melhoria de sua qualidade de vida”, comenta o Professor Yokky.


Inicialmente com o nome “Água Vida”, o Projeto foi criado em 2011, como ação extra oficial, pela Professora Rosalva Alves Nunes e acontece até hoje. Atualmente o Projeto é coordenado pelo Professor Yokky Ywky Dantas de Oliveira. A turma de 2019, iniciada na semana passada, reúne o pessoal nas terças e quartas-feiras, das 7h às 8h; e nas sextas-feiras, das 6h às 7h, na piscina do parque poliesportivo do Campus. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: edfisica.pf@ifrn.edu.br , da equipe de Professores de Educação Física do IFRN em Pau dos Ferros.


Apoio institucional à terceira idade

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a Proex, conta com um Programa de Apoio ao Público da Terceira idade, o qual está atrelado às diretrizes do Programa de Apoio Institucional à Extensão do IFRN, que busca o fomento de projetos que se articulem com políticas públicas, oportunizando o acesso e a melhoria do ensino público, da educação profissional e da inclusão social no entorno do Campus.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
22/06/2017: Campus Pau dos Ferros tem 2 novos projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão.
07/07/2015:
Projeto de extensão de atividades aquáticas inicia atividades.
29/05/2012:Quatro projetos de extensão do Campus Pau dos Ferros são selecionados pela PROEX.