SOLIDARIEDADE

Campanha torna realidade o sonho de Lucas Gomes de ter sua cadeira de rodas motorizada

Equipamento foi entregue na tarde de hoje, 17, em sua residência

Publicada em 17/08/2017 Atualizada há 1 ano

Servidores comemoram com Lucas a conquista da cadeira de rodas motorizada

A solidariedade de centenas de pessoas tornou realidade o sonho de Lucas dos Santos Gomes, que é ter a sua própria cadeira de rodas motorizada. Lucas reside no município de Rafael Fernandes e é aluno do Campus Pau dos Ferros do IFRN, onde estuda o curso técnico integrado em Informática.

Há aproximadamente três meses, a comunidade acadêmica do Campus Pau dos Ferros mobilizou uma campanha, iniciada com a venda de rifas em prol da aquisição do equipamento. De lá para cá, a campanha foi ganhando adesões, sendo estendida aos demais campi do IFRN e também à comunidade externa.

As arrecadações vieram de pessoas físicas e jurídicas. Pouco a pouco, a quantidade de donativos financeiros foi aumentando, através de rifas, doações pessoais, depósito em conta, livro de doações, além do apoio da "Maria Café - Empório e Centro Culinário", juntamente com a empresa "Três Corações".

Na tarde de ontem, 16, gestores e demais servidores do Campus fizeram a entrega oficial da cadeira, no Refeitório da escola. Na ocasião, a Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Silva, juntamente com a servidora Alrice Alencar, prestaram depoimento e agradeceram a participação de todos os envolvidos. Servidora amigável com Lucas, Alrice foi quem controlou os fundos para a campanha, agilizando parte significativa das arrecadações.

Lucas comemora a realização do sonho: "Agradeço ao IFRN por ter apoiado esta campanha, a cada um dos meus amigos e colegas que venderam bilhetes das rifas. À Maria Café e Três Corações. Não poderia deixar de agradecer também à Alrice, por todas as arrecadações que aceleraram a campanha. Se não fosse ela, eu ainda estaria vendendo bilhetes e não ia conseguir ter a cadeira antes de dezembro. Enfim, agradecer a cada um de vocês. Obrigado!", detalha Lucas.

Na tarde de hoje, 17, uma equipe do Campus foi a Rafael Fernandes, mais precisamente à residência de Lucas, entregar a cadeira de rodas motorizada, equipamento que lhe dará mais autonomia e liberdade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. A emoção e alegria eram visíveis no semblante de Lucas que, mais uma vez, agradeceu a colaboração de todos com a campanha e doações.

O EQUIPAMENTO
A cadeira de rodas adquirida funciona com dois motores elétricos. A carga de suas baterias duram em média 3 dias. Possui botão "liga-desliga", buzina, direção joystick, além de controle de velocidades, permitindo desaceleração e aceleração linear de até 7,2km/h. A cadeira anda possui rodas anti-tombo, pedais removíveis, 2 baterias de 12V-50Ah, com carregadores, raio de giro de 87cm, permitindo manobras em espaços menores, entre outros atrativos.

INCLUSÃO NO IFRN - O NAPNE

A comunidade acadêmica portadora de necessidades específicas, pode conta com o apoio do Instituto através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o NAPNE, regulamentado através de Portaria do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir). O NAPNE é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado a Pró-reitora de Ensino e às Diretorias Acadêmicas de Ensino, no âmbito dos campi. O IFRN tem se mantido antenado e atento ao atendimento à pessoas que necessitem de atenção especial, tanto que já adotará em seus próximos processos seletivos de alunos uma reserva de  vagas destinadas a estudantes com deficiência, conforme Lei nº 13.409/2016.

O NAPNE tem por finalidade fomentar e assessorar o desenvolvimento de ações de natureza sistêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão que promovam o cumprimento efetivo das Leis nº 10.098/2000, nº 13.146/2015, do Decreto nº 5.296/2004 e dos demais instrumentos legais correlatos.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
19/07/2017: Campus Pau dos Ferros promove campanha para adquirir cadeira de rodas motorizada para aluno.