Secitex

Evento começa hoje

Publicada em 15/10/2019 Atualizada há 1 ano

Comitiva de Parnamirim viajou para Mossoró

Na manhã de hoje, 16/10, saiu uma comitiva do Campus Parnamirim rumo a Mossoró/RN, onde ocorrerá a Secitex 2019. O grupo é composto por alunos e professores, totalizando mais de 50 pessoas. Mais de 19 projetos irão representar o Campus Parnamirim no evento.

De acordo com a Coordenadora de Pesquisa do Campus Parnamirim, Ana Paula Borba, o número expressivo da equipe é fruto do empenho dos estudantes e servidores do Campus.  "Toda a equipe do Campus Parnamirim fez um grande esforço para que os alunos com trabalhos aprovados participassem. Temos várias ações de Pesquisa e Inovação durante o ano, e a SECITEX é o principal canal de divulgação do nosso fazer. Por isso fazemos questão de prestigiar o evento da nossa casa", disse.

Já a Coordenadora de Extensão, Marisa Daniella de Oliveira, enfatiza a importância de apresentar trabalhos na Secitex. "A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex) é o maior evento científico e cultural do IFRN, e é nela que conseguimos expor todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão durante todo o ano, bem como seus resultados, por isso o Campus Parnamirim não mediu esforços para que o maior número possível de alunos pudesse comparecer ao evento, nos representando e, junto com as outras 20 unidades, mostrando à sociedade tudo que há de bom em nossa Instituição.

Sobre a Secitex

A Secitex é um evento itinerante, que reúne anualmente estudantes e servidores de todos os 22 campi do Instituto em uma cidade do Rio Grande do Norte. Neste ano, o evento conta com 3.105 participantes inscritos até o momento. Serão apresentados 521 projetos entre o Congresso de Iniciação Científica (Congic), a Mostra Tecnológica e o Simpósio de Extensão, que acontecem na Estação das Artes. No Aprender, serão realizados 39 minicursos e oficinas, no Campus Mossoró. Já na Mostra Coletiva de Arte, no Teatro Dix Huit Rosado, 280 estudantes sobem ao palco com um total de 30 apresentações, divididas entre artes cênicas, musical, fotografia e vídeo. Outros destaques são a Olimpíada de Robótica, que conta com a participação de 45 equipes de todos os campi do IFRN, o Prêmio de Empreendedorismo Inovador com 70 participantes e o Torneio de Jogos Eletrônicos. O evento tem a estimativa de reunir cerca de 10 mil visitantes entre os 3 dias de programação.

A Semana já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017) e Natal (2018). Nesta edição, o tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

extensao
servidores