Servidores e alunos terão chance de melhorar dificuldade de dicção

Projeto que busca ajudar pessoas com problema vai atender interessados já nesta terça (19)

Publicada em 18/09/2017 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Grupo de alunos e bolsistas do projeto vai coletar a voz de cada participante por meio da gravação de fonemas e sílabas

Nestas terça (19), quarta (20) e quinta-feira (21), alunos, servidores e prestadores de serviço terão a chance de contribuir com a voz para o desenvolvimento de um projeto disciplinar, que compreende as áreas de Eletrônica, Informática, Fonoaudiologia, Alfabetização e Inclusão Social.

Batizado de ALFA – Aparelho Lúdico de Fonoterapia e Alfabetização, o projeto busca ajudar pessoas que apresentam dificuldade de aprendizagem de fonemas ou dicção, ou seja, dificuldades no modo pelo qual articulam e pronunciam os sons de uma determinada língua.

"O ALFA é um aparelho com um sistema fundamentado em aprendizagem de máquina e reconhecimento de padrões com interface lúdica e gamificada, para a detecção automática de problemas e alterações no processo fonológico", explicou a professora Sandra Câmara, responsável por coordenar o projeto com o professor Diego Nascimento.

Como contribuir?

Para participar, basta aos interessados comparecer à sala da Rádio Escolar (anexa à Coordenação de Comunicação Social e Eventos) ou ao laboratório de Educação a Distância (próximo ao laboratório de Química), nos seguintes dias e horários:

• 19/09 (terça) - 13h às 18h;
  • 20/09 (quarta) - 9h às 18h*;
  • 21/09 (quinta) - 13h às 18h.

A primeira coleta, realizada em julho, contou com a colaboração de 49 crianças, com idades entre 6 e 7 anos, de duas instituições de ensino infantil da Zona Norte: a Escola Municipal Professora Palmira de Souza e a Escola Operacional.

Mãos à obra

Na rádio escolar, espaço que possui isolamento acústico, um grupo de alunos e bolsistas do projeto vai coletar a voz de cada participante por meio da gravação de determinados fonemas e sílabas. Os arquivos serão armazenados em um banco de dados para treinamento da rede neural.

Equipe

O ALFA conta com a colaboração das alunas do Curso Técnico em Eletrônica Geovanna Freire, Maria Isabel Sousa e Sara Silva, além do ex-aluno Vitor Rodrigues Greati, hoje bacharelando em Tecnologia da Informação na UFRN, e da fonoaudióloga Nadja Luciana Costa.

*Atendimento na quarta-feira (20), de 11h às 13h, será no laboratório de EAD. Nos horários, durante a execução da atividade, a coleta de fonemas será realizada na sala da Rádio Escolar.

Conteúdo relacionado:

21/07/2017 - De forma lúdica, projeto busca ajudar crianças com problemas de dicção