INCLUSÃO SOCIAL

De forma lúdica, projeto busca ajudar crianças com problemas de dicção

Dados coletados com pequeninos serão armazenados em banco de dados

Publicada em 21/07/2017 Atualizada há 12 meses

Crianças de duas escolas da Zona Norte contribuíram para o ALFA, projeto interdisciplinar que possui viés social

Na quarta-feira (21), a presença de um grupo de visitantes chamou a atenção de alunos e servidores do Campus Natal - Zona Norte.

Com idades entre 6 e 7 anos, 49 crianças de duas instituições de ensino infantil da Zona Norte, a Escola Municipal Professora Palmira de Souza e a Escola Operacional, contribuíram com a voz para o desenvolvimento de um projeto multidisciplinar, que compreende as áreas de Eletrônica, Informática, Fonoaudiologia, Alfabetização e Inclusão Social.

Batizado de ALFA – Aparelho Lúdico de Fonoterapia e Alfabetização, o projeto busca ajudar pessoas, em especial crianças, que apresentam dificuldade de aprendizagem de fonemas ou dicção, ou seja, dificuldades no modo pelo qual articulam e pronunciam os sons de uma determinada língua.

"O ALFA é um aparelho com um sistema fundamentado em aprendizagem de máquina e reconhecimento de padrões com interface lúdica, que está sendo desenvolvido para ser utilizado na reabilitação oral de crianças com implante coclear em fase de alfabetização e na melhoria da dicção de crianças com dificuldade nesse aspecto", explicou a professora Sandra Câmara, responsável por coordenar o projeto com o professor Diego Nascimento.

Mãos à obra

Na rádio escolar, espaço que possui isolamento acústico, um grupo de alunos, bolsistas e voluntários do projeto, coletou a voz de cada criança por meio da gravação de determinados fonemas e sílabas. Os arquivos serão armazenados em um banco de dados para treinamento da rede neural.

Durante a atividade, desta vez acomodados em colchonetes na área de convivência, os pequeninos tiveram a oportunidade de conhecer o alfabeto em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, de maneira dinâmica e prática. Além disso, aprenderam, por meio da noção de computação "desplugada", os processos de criação de revistas de histórias em quadrinhos, produzindo um livrinho em HQ, que é uma forma de contar fatos e histórias por meio de imagens.

A equipe

O ALFA conta com a colaboração das alunas do Curso Técnico em Eletrônica Geovanna Freire, Maria Isabel Sousa e Sara Silva, além do professor Érico Cadineli e do ex-aluno Vitor Rodrigues Greati, hoje bacharelando em Tecnologia da Informação na UFRN.

A ação teve ainda a participação dos alunos Augusto Oliveira, Davi Greati, Louise da Silva, Otávio Gabriel Silva, Vagner Messias e Vitória Santos, na condição de voluntários, e da fonoaudióloga Nadja Luciana Costa.