SEMENTE 18

Publicada lista de inscrições aceitas para trilha ecológica

Selecionados devem ficar atentos aos horários de saída do ônibus nesta quarta-feira (6)

Publicada em 05/06/2018 Atualizada há 1 ano

Reserva Ambiental Gamboa do Jaguaribe fica às margens do Rio Jaguaribe, um dos afluentes do Rio Potengi

A comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente (Semente) divulgou, hoje (5), a lista de alunos habilitados a participar da trilha ecológica para Reserva Ambiental Gamboa do Jaguaribe, na Zona Norte de Natal.

Os selecionados devem se apresentar à escola, nesta quarta-feira (6), pontualmente, às 7h. Além disso, todos devem usar roupas leves e calçados próprios para caminhada.

Vale salientar, ainda, que, aos estudantes inscritos com idade inferior a 18 anos, será necessário apresentar uma autorização, assinada pelo responsável, aos professores Marilson Silvino e Flávia Cavalcante, antes da saída do ônibus. O documento está disponível na Secretaria Acadêmica.

Existem ainda oito vagas em aberto, que serão preenchidas por ordem de chegada, desde que o estudante, se menor de idade, apresente a autorização assinada.

Para ver a lista, clique aqui.

Gamboa do Jaguaribe

A Gamboa do Jaguaribe fica às margens do Rio Jaguaribe, um dos afluentes do Rio Potengi, na Zona Norte de Natal. Na reserva ecológica, “os visitantes vão ver de perto manguezal, árvores nativas, aves e ter a chance de conhecer a rica história de um lugar de resistência indígena”, convidou Iran Torres, um dos responsáveis pelo local.

Para Marilson, de quem partiu o contato com os responsáveis pela reserva, no ano passado, a  é fundamental oferecer aos alunos a oportunidade de participar de ações interdisciplinares. “Consideramos importante incluir a Gamboa na programação, por ser uma área outrora devastada pela carcinicultura, hoje reflorestada, cujos responsáveis realizam ações de preservação e conservação do meio ambiente, além de disseminação e estudos da cultura indígena”, comentou.

O educador destacou, ainda, a importância de se colocar em prática atividades desta natureza com os estudantes. “As aulas de campo são essenciais para os alunos complementarem seus conhecimentos teóricos, assim como parcerias como esta que estamos iniciando com o Projeto Gamboa do Jaguaribe, que são favoráveis ao desenvolvimento de diversas ações de pesquisa e extensão para alunos e servidores do Instituto”, complementou.

Na parceria, firmada no lugar, ficou acertada uma série de visitas dos representantes do sítio histórico ao Campus, que vem acontecendo desde 2017, para a apresentação do projeto ambiental e uma ação conjunta de plantio de mudas nativas com a comunidade acadêmica. Além disso, foi confirmada a aula de campo que acontece amanhã (6).

Conteúdo relacionado:

04/06/2018 - Comissão divulga programação da Semana do Meio Ambiente

01/06/2018 - Inscrições abertas até 4 de junho para trilha em reserva ecológica

29/05/2018 - Reunião com selecionados para monitoria acontece nesta quarta (30)

18/05/2018 - Inscrições para monitores voluntários seguem até segunda-feira (21)