Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VIII SCTZN

Cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira (26)

Solenidade terá presença de reitor, autoridades institucionais e profissionais convidados

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Feira deste ano reúne quatro eventos científicos: a V MOCITECZN, o IV Sipex, a V Selinfo e a III Semark

O Campus realiza na próxima segunda-feira (26), às 19h, no auditório, a solenidade de abertura da VIII Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece até 30 de novembro. A cerimônia vai contar com a presença do reitor Wyllys Abel Farkatt, autoridades institucionais e, para a mesa-redonda inicial, de Alyson Freire, sociólogo e professor do IFRN; Alinne Dantas, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do SEBRAE/RN; e Suzana Melissa, mestre e graduanda em Administração, participante da incubadora OASIS – Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias (UFRN).

Neste ano, a SCTZN, cujo tema é "Ciência para redução das desigualdades", reúne quatro eventos de cunho científico e tecnológico: a V Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), o IV Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a III Semana de Marketing (Semark) e a V Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo). 

A programação completa inclui exposição de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, palestras, intervenções artísticas e uma noite de confraternização. Para se inscrever nos minicursos, cujo preenchimento será por ordem de inscrição, acesse: https://eventos.ifrn.edu.br/sctzn/oficinas-e-minicursos.

Novidade da última edição da SCTZN, a II Mostra de Cursos deve contribuir novamente com o crescimento do público do evento. De terça a quinta, a expectativa dos organizadores é receber cerca de 500 estudantes do ensino fundamental e médio de oito instituições públicas de ensino da Zona Norte. Na ocasião, eles vão participar de uma visita guiada pelo Instituto e receber informações sobre o perfil dos cursos oferecidos. Um dos resultados da I Mostra foi o aumento recorde do número de inscrições de candidatos, no último Exame de Seleção, em cursos técnicos do Campus.


MOCITECZN: consolidação no calendário escolar

A V MOCITECZN vai receber cerca de 120 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, de estados como Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e de países como o México, nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas e da Saúde. 

A Mostra assumiu papel de protagonista no incentivo à produção de ciência e revelação de novos pesquisadores no Rio Grande do Norte nos últimos anos. A feira é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Como nas edições anteriores, os melhores trabalhos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia.

Na última edição, a mostra recebeu submissão de 150 projetos de 10 estados diferentes, sendo selecionados 60 projetos como finalistas. Compareceram ao evento cerca de 250 participantes entre alunos, pesquisadores e orientadores. Contou com a ajuda de 65 avaliadores voluntários de diversas áreas do conhecimento e 60 alunos e 15 professores voluntários na organização. Recebeu, aproximadamente, mil visitantes.

 

III Semana de Marketing: três dias de troca de conhecimentos

Neste ano, a III Semark vai reunir estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing para uma programação com profissionais da área sobre temas importantes. Na programação estão previstos mesa-redonda sobre os desafios do profissional de Marketing no mercado atual e palestras acerca de temas como: a importância do influenciador digital; os desafios do Marketing 4.0; neuromarketing; criatividade e gestão de Marketing; cases de sucesso, como o da empresa Loucos por Coxinha; além da apresentação de ideias empreendedoras de alunos do Campus.

"Quem nos visitar vai se surpreender com a Semana de Marketing. Convidamos muita gente que vai ter a chance compartilhar experiências e aprender muita coisa legal durante os três dias de atividades", revelou Hannah Freire, do Curso de Marketing. Atuando, nesta edição, na organização da Semark, a estudante revelou a sensação de contribuir para a realização do evento. "Fico satisfeita em ver que tudo está sendo bem feito. Queremos oferecer conteúdo de qualidade a quem nos visitar", completou.

De terça a quarta, de 17h às 20h, no hall de entrada da escola, a comunidade acadêmica vai poder visitar o espaço empreendedor, voltado para a apresentação de microempresas incubadas por duas incubadoras: a Incubadora Tecnológica do Campus Natal - Zona Norte (ITZN) e a Incubadora para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL), além de microempreendimentos parceiros do Studio Criativo, nome dado ao Núcleo de Extensão e Prática Profissional do CampusO projeto, lançado em maio de 2017, consiste na criação de um ambiente propício à aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos nos cursos superiores de Marketing e Licenciatura em Informática, por meio do desenvolvimento da prática profissional. A proposta é prestar serviços gratuitos à comunidade, de modo a ampliar a oferta de prática profissional para os alunos do Campus, sob orientação de professores da área, em atividades relativas à sua formação profissional, contribuindo assim para o aperfeiçoamento e a ampliação dos conhecimentos das atividades do processo de ensino-aprendizagem (saiba mais).

Para se inscrever nos minicursos da III Semark, clique aqui.

 

IV Sipex: Apresentações orais e oferta de minicursos 

O Sipex consiste em um espaço de exposição de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas de caráter de pesquisa, inovação ou extensão nas seguintes áreas: Artes e Cultura; Ciências da Computação; Ciências da Natureza e Matemática; Educação; Engenharias; Gestão e Negócios; e Humanidades. Neste evento, pesquisadores de qualquer instituição apresentam o seu trabalho no formato oral para uma banca, sendo avaliados conforme a prática adotada em cada campo do conhecimento. 

Participam do evento estudantes do ensino médio e superior, de escolas/universidades públicas e particulares de todo o Brasil, desenvolvendo projetos científicos, individualmente ou em grupo, com no máximo cinco componentes, incluindo neste número os orientadores. 

 

V Semana de Licenciatura em Informática a serviço das discussões sobre a área

A V Selinfo é evento composto de palestras e mesas-redondas que promovem a temática do uso de tecnologias educacionais e do ensino da informática. A Semana vai receber público de alunos de graduação e pós-graduação de Pedagogia, cursos superiores de tecnologia na área da informática e licenciaturas de uma forma geral. Participam do evento estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e dos diversos campi do IFRN. 

O evento, neste ano, vai oferecer ao público uma novidade: o HackZN. O evento consiste em uma atividade em que equipes participam de uma jornada de programação em regime intensivo, combinando habilidades de programação, criatividade e colaboração para, em um curto espaço de tempo, promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas para um dado problema em uma temática disponibilizada pela organização do evento.

De acordo com o regulamento, o tema da competição será divulgado durante a mesa redonda “Tecnologias Educacionais para Redução das Desigualdades”, que será realizada no dia 26, às 16h, no auditório. O objetivo é criar inovações através do desenvolvimento de protótipos e/ou sistemas (aplicações desktop/web/mobile) que possam ser aplicados na área tema proposta. 

A Selinfo vai contar também com a segunda edição da Olimpíada de Conhecimento, que trata da resolução de dez desafios relacionados a disciplinas do Curso de Licenciatura em Informática do Campus. O torneio, voltado apenas aos alunos do curso, vai ocorrer na quarta-feira (28).

 

Confira a programação de cada evento:

 

Conteúdo relacionado: 

23/11/2018 - Serviço Social anuncia mudanças em programas durante SCTZN

23/11/2018 - Inscrições abertas para atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

19/11/2018 - Comissão organizadora divulga programação do IV Sipex

16/11/2018 - HackZN é novidade da Semana de Licenciatura em Informática

16/11/2018 - Inscrições abertas para voluntários da VIII Semana de Ciência e Tecnologia

14/11/2018 - Divulgada lista de trabalhos aprovados para o IV Sipex

30/10/2018 - Inscrições para submissão de trabalhos para o IV Sipex segue até 4 de novembro

29/10/2018 - Divulgada lista de trabalhos finalistas para V Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN

26/10/2018 - Inscrições prorrogadas para submissão de trabalhos para o IV Sipex

18/10/2018 - Inscrições abertas para submissão de trabalhos para o IV Sipex

02/10/2018 - Inscrições prorrogadas para Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN

26/09/2018 - Inscrições para Mostra de Ciência e Tecnologia da ZN seguem até sexta (28)