PREMIAÇÃO

Alunos de Informática são premiados em congresso em Santa Catarina

Estudantes foram destaque, conquistando os primeiros lugares de suas categorias

Publicada em 11/04/2016 Atualizada há 1 ano

Com resultado acima da média, alunos e orientadores voltam para Natal com tablets e brindes na bagagem

Os alunos de Informática para Internet Gabriel Medeiros e Matheus dos Santos conquistaram, neste domingo (10), o prêmio de melhor artigo da categoria Resumos Expandidos e uma menção honrosa no "Computer on the Beach". O congresso foi realizado entre os dias 8 e 10 de abril, no Hotel Acquamar, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, Santa Catarina.

Os jovens criaram o SmartGás, um aplicativo móvel para monitoramento de gás de cozinha, responsável por processar informações referentes ao botijão, para controle do consumo doméstico.

"Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos serão coletados por meio de um suporte inteligente, que pesará o botijão, e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que enviará essas informações ao SmartGás pela internet, em tempo real", explicou a professora Alba Lopes, orientadora do trabalho junto com o professor Edmilson Campos.

Para Gabriel, participar do evento foi de grande valia para o seu crescimento acadêmico. "Tivemos a oportunidade de interagir e conviver com estudantes do nível técnico e de graduação, o que, de fato, foi muito importante. Além disso, os feedbacks que recebemos durante o evento servirão de incentivo para obter resultados ainda melhores em nossas pesquisas", revelou.

Mais prêmios

A equipe do SmartGás não foi a única responsável pelas boas notícias. O TED Saúde, desenvolvido pelos estudantes de Informática Davi Carvalho e Felipe Morais, ficou com o segundo lugar da categoria Trabalhos Completos, o que lhes rendeu também uma menção honrosa.

A dupla criou um terminal educativo digital, para educar pessoas, de forma interativa, nas salas de espera de unidades básicas de saúde e clínicas médicas. "O terminal é composto por uma TV e um sensor kinect acoplado, que é capaz de reconhecer o momento do paciente e interagir com ele por meio de jogos educativos e campanhas de saúde", contou Edmilson.

Em 2015, o grupo conquistou o primeiro lugar da categoria Ciências da Computação na II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), promovida pelo Campus, na qual obteve o credenciamento para a Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Cientec), que será realizada neste ano em Lima, Peru.

O Computer on the Beach

O evento reuniu, em sua sétima edição, profissionais, pesquisadores e estudantes da área de computação, para discutir as tendências de pesquisa e o mercado da computação em suas diversas áreas. Buscou, também, promover o intercâmbio de experiências, discutindo assuntos de maneira informal, porém técnica, e misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre.

Neste ano, o congresso contou com a submissão de 270 trabalhos de todo o Brasil, classificando 76 como finalistas. Os primeiros colocados nas categorias foram premiados com tablets e vários brindes.

Conteúdo relacionado:

05/04/2016 - Alunos participam de congresso de computação no sul do país