CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Alunos participam de congresso de computação no sul do país

Evento será realizado entre os dias 8 e 10 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina

Publicada em 05/04/2016 Atualizada há 1 ano

Davi e Felipe criaram terminal digital que dá dicas de saúde a pacientes em salas de espera de hospitais

Os alunos de Informática Davi Carvalho, Felipe Morais, Gabriel Medeiros e Matheus dos Santos participam, entre os dias 8 e 10 de abril, do Congresso "Computer on the Beach", que será realizado no Hotel Acquamar, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, Santa Catarina.

No local, serão apresentados dois artigos. O primeiro, de Davi e Felipe, batizado de TED Saúde, busca educar pessoas, de forma interativa, nas salas de espera de unidades básicas de saúde e clínicas médicas através de um terminal educativo digital.

"O terminal é composto por uma TV e um sensor kinect acoplado, que é capaz de reconhecer o momento do paciente e interagir com ele por meio de jogos educativos e campanhas de saúde", revelou o professor Edmilson Campos, orientador do trabalho junto com a professora Alba Lopes.

Em 2015, o grupo conquistou o primeiro lugar da categoria Ciências da Computação na II Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), promovida pelo Campus, na qual obteve o credenciamento para a Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Cientec), que será realizada neste ano em Lima, Peru.

O segundo artigo, desenvolvido por Gabriel e Matheus, é uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha. "Nossa proposta é a implementação de um aplicativo móvel, o SmartGás, que será responsável por processar informações referentes ao botijão, para controle do consumo doméstico", disse Alba.

A professora também explicou o funcionamento do programa. "Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos serão coletados por meio de um suporte inteligente que pesará o botijão e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que enviará essas informações ao SmartGás pela internet, em tempo real".

Para Gabriel, o evento será uma grande oportunidade de aprendizado. "O mais legal, sem dúvida, é poder interagir com várias pessoas e ver trabalhos desenvolvidos em outras regiões do país", contou.

O Computer on the Beach

O evento reúne, em sua sétima edição, profissionais, pesquisadores e estudantes da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e o mercado da computação em suas mais diversas áreas.

Neste ano, o congresso apresenta uma proposta diferenciada, com alguns eixos específicos para o ensino técnico, que procuram promover o intercâmbio de experiências, discutindo assuntos de maneira informal, porém técnica, e misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre.