Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercâmbio

Programa “Educadores com causa” seleciona docentes para período de experiência em países da América Latina

Seleção oferece oportunidade aos professores de se aprofundarem e se especializarem em suas áreas de atuação

Publicada por Tania Silva em 13/03/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

Iniciado em 2013 através de uma iniciativa entre os países que compunham a região Caribe da Rede Internacional do AFS (Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, República Dominicana e Venezuela), o programa “Educadores com causa” contempla docentes com bolsas integrais, voltadas para ajudar os educadores a desenvolverem habilidades interculturais, ao mesmo tempo em que passam por uma experiência no exterior. Além disso, eles recebem a oportunidade de aprender e trocar métodos de ensino, e mudando perspectivas sobre si mesmos e sobre a educação nas instituições que visitam.

Como resultado, aqueles que são beneficiados com o projeto desenvolvem a capacidade de expandir sua interculturalidade e a Competência Global na sua instituição; dessa forma, causando impacto positivo diretamente em seus alunos, colegas, pais e, em geral, na comunidade educativa na qual estão inseridos.

O programa de bolsas é destinado a docentes de instituições de ensino médio com grande interesse em aprender, se aprofundar, se especializar e em se desenvolver acerca da educação intercultural e na Competência Global.

Dentre os demais países elegíveis para os quais os docentes poderão ir em caso de aprovação no programa, estão: Uruguai, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Argentina, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela. Docentes estrangeiros também podem ser contemplados com estadias no Brasil através da participação no programa.

Exemplos notórios de participação são o da professora Maraísa Alves, do campus São Paulo do Potengi do IFRN, que foi contemplada com uma estada na Argentina em 2019, e do professor Bruno Lima, do Campus Natal-Central e colaborador na Diretoria Sistêmica de Internacionalização, na Reitoria, que foi selecionado e desenvolverá atividades em uma escola na Colômbia no período entre 18 e 31 de maio deste ano de 2024. “A parceria do AFS com o IFRN sempre foi muito produtiva, e oportunidades como o Educadores com Causa mostram o cuidado que ambas as instituições têm com a manutenção de seu vínculo”, declarou o professor Bruno. Depois de um hiato provocado pela pandemia, o programa retornou com mudança na lista de critérios de seleção que, além de exigir experiência mínima de três anos de docência e elaboração de um plano de trabalho, passou também a exigir que os candidatos fossem voluntários de algum comitê do AFS em qualquer região do país.

Para saber mais acesse o link para mais informações

https://alei.afs.org/alei/educadores-con-causa/?lang=pt-br

Palavras-chave:
seleção de docentes 2024
Educadores com causa
IFRNCNAT

Notícias relacionadas