Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Extensão

Licenciatura em Matemática do CNAT lança jornal online do curso

A versão eletrônica já está no ar a partir de hoje (5)

Publicada em 05/10/2015 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de construir visões sobre como e por que aprender Matemática, os professores e estudantes do curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Natal Central lança hoje, dia 5, o “Jornal Matemática para Todos”. 

Coordenado pelo professor Francisco Medeiros, o projeto de extensão, que foi aprovado junto à Pró-Reitoria de Extensão do IFRN (PROEX), permitirá que os estudantes de Matemática façam uma ponte entre os conteúdos estudados na instituição e os que serão trabalhados no Ensino Básico, através da escrita, seleção, leitura e publicação de temas da disciplina. 

“Além disso, teremos a oportunidade de aprimorar nossa comunicação em Matemática com estudantes e professores, habilidade esta indispensável para qualquer docente do curso. Isto está em sintonia com a aprendizagem escolar, pois amplia o universo dos alunos e ajuda a formar leitores críticos. Acreditamos também que o professor e o futuro professor terão, com o jornal, a oportunidade de tornar suas aulas mais interessantes”, afirmou Francisco Medeiros.

A primeira edição, que já está no ar, traz uma seleção de notícias do mundo da Matemática, um texto sobre algumas curiosidades do Triângulo de Pascal e sobre a vida e a obra do matemático francês Évarist Galois, que, segundo o professor responsável, trata de “uns episódios cativantes” da História da Matemática. A versão online ainda abordar uma resenha do livro Tio Petros e Conjectura de Goldbach feita pela estudante Jáfia Gileane, e uma seleção de desafios matemáticos.

Confira o jornal aqui.