Abertura dos JIFs aconteceu em clima de muita festa

Faltou chão no Ginásio do Campus Natal Central

Publicada em 01/09/2014 Atualizada há 1 ano

Execução do Hino Nacional. Foto Geraldo Peregrino

No início da noite de sexta-feira (19), o Campus Natal-Central (CNAT), recebeu mais de 1000 atletas de todos os estados do Brasil para a abertura de mais uma edição dos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais - JIFs 2014, no Ginásio Poliesportivo. A abertura contou com a presença do secretário da SETEC, professor Alléssio Trindade, do professor Belchior de Oliveira, reitor do IFRN, do presidente do CONIF, professor Luiz Caldas, do coordenador dos JIFs no Conif, professor Roberto Gil, da presidente da Ubes, Barbara Bahia, de todos os reitores dos Institutos Federais do Brasil, dos pró-reitores, diretores e servidores do IFRN.

O diretor-geral, professor Arnóbio Araújo, anfitrião da festa, fez um discurso emocionado, se reportando às conquistas da Rede Federal e, por diversas vezes, repetiu frase: "Não podemos esquecer a história". Além do professor Arnóbio, outras autoridades também fizeram questão de recepcionar todos os atletas ali presentes, que viajaram de seus Estados para representar os diversos Institutos Federais em mais uma etapa dos jogos.

A festa, organizada por uma comissão coordenada pelo professor João Holanda, coordenador nacional dos JIFs, contou com diversas apresentações culturais, todas enfatizando a cultura do nordeste e o esporte. A emoção estava presente em todas as apresentações. Carol Benigno, acordeonista e aluna do Campus Natal Central, mais uma vez executou o Hino Nacional, momento ímpar da solenidade, que também contou com as apresentações emocionantes de atletas do projeto Malhor Idade do CNAT e dos paratletas do Clube de Basquete do RN América Tigres. Os atletas, de todos os Institutos fizeram um grande evento. Os anfitriões, como já era esperado, compareceram em grande número e fizeram uma brilhante festa nas arquibancadas.

As disputas, iniciadas no sábado (20), se estenderão até terça-feira (23). Os jogos estão acontecendo nos campi Natal-Central, Cidade Alta e Zona Norte, além do Ginásio Nélio Dias (Judô) e na UFRN (atletismo).

O JIF é a disputa esportiva de todos os Institutos Federais brasileiros, composto por fases eliminatórias regionais e a disputa final. Compete na etapa Nacional o IF campeão de cada região por modalidade e o Instituto sede. Nesta edição, o IFRN sediará o evento, que acontece no período de 19 a 23 de setembro. Os jogos acontecem desde 2008 e a cada ano vem crescendo a participação dos Institutos Federais. Nessa edição teremos representação de 35 Institutos de todo o Brasil, competindo  nas mais diversas modalidades. A etapa Regional Nordeste do JIF, que aconteceu em Terezina/PI, se encerrou no dia 29/08, com um ótimo desempenho do IFRN. A delegação composta por 129 alunos, 13 professores, 1 fisioterapeuta e 1 auxiliar administrativo recebeu diversas medalhas e várias modalidades disputarão o Nacional.

As equipes do IFRN campeãs desta classificatória foram: atletismo masculino e feminino; vôlei feminino e masculino; xadrez masculino e feminino; vôlei de praia masculino e feminino; natação masculina e feminina; handball masculino; futebol de campo; judô e tênis de mesa masculinos. O judô e tênis de mesa femininos ganharam o terceiro lugar.

O evento, sediado pelo Campus Natal-Central, conta com o apoio dos campi do IFRN e da Unimed Natal.

Confira o link dos JIFs

Acompanhe a cobertura fotográfica do evento

extensao