Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / IFRN define cronograma da seleção do Mestrado em Educação Profissional
Pós-graduação

IFRN define cronograma da seleção do Mestrado em Educação Profissional

01/02/2013 - Primeira pós-graduação stricto sensu do Instituto terá 15 vagas em duas linhas de pesquisa

Já está definido. Daqui a um mês (01/03), sairá o edital da seleção para o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu do IFRN: o Mestrado Acadêmico em Educação Profissional, que vai dispor de 15 vagas abertas para profissionais graduados, especialmente, professores que atuam nesse campo da educação.

As inscrições, com entrega dos projetos de pesquisa, vão acontecer de 1º a 12 de abril, e a aula inaugural está marcada para 09 de agosto, com palestra a ser proferida pela presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira. O processo seletivo constará de três etapas eliminatórias, com nota mínima 7, em cada uma delas: prova escrita, análise do projeto e entrevista. 

Com área de concentração em Educação Profissional, o programa terá duas linhas de pesquisa: “Políticas e práxis da educação profissional” e “Formação docente e práticas pedagógicas”. Para o coordenador do mestrado, prof. Dr. Dante Henrique Moura, essa área de concentração é ampla de objetos de investigação, tendo em vista as diversas políticas públicas de educação profissional hoje em funcionamento, como o Proeja, o Pronatec, o Projovem, etc. 

“O foco do programa é a produção de conhecimentos em educação profissional de modo geral, mas o nosso campo prioritário são os projetos que discutam a relação entre educação básica e educação profissional”, explica Dante. “Nossa intenção não é apenas formar professores para atuação direta no ensino profissional, mas capacitar formadores que possam atuar nessa área, uma vez que as políticas de expansão da educação profissional não vêm acompanhadas de ações voltadas para a formação docente”, argumenta.

O corpo de professores do mestrado consta de 09 docentes do quadro do IFRN e 02 colaboradores, com perspectiva de 3 ou 4 novos integrantes, quando o programa entrar em funcionamento. As aulas acontecerão no turno da manhã, nas instalações da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), do Campus Natal Central, cuja infraestrutura está quase toda pronta para receber os mestrandos, inclusive parte do acervo da biblioteca setorial, que já conta com 300 títulos específicos e 1200 exemplares. Segundo o professor Dante, haverá concessão de bolsas pela Capes, em quantidade a ser definida pela agência de fomento. 

II Colóquio Nacional da Educação Profissional – Para marcar a inauguração do Mestrado, a coordenação do programa realizará, de 6 a 9 de agosto, o II Colóquio Nacional "A produção de conhecimento em educação profissional", cuja chamada de trabalhos será aberta em março próximo.

A programação constará de 2 conferências, a de abertura proferida pelo prof. Gaudêncio Frigotto (consultor da Universidade de Lisboa) e a de encerramento, ministrada pelo prof. Antonio Cabral Neto (UFRN), 4 mesas temáticas, uma palestra específica com um representante da Universidade do Minho/Portugal, além de 15 sessões de comunicações para apresentação de trabalhos.

Ações do documento

Página em carregamento