Nota de pesar

Campus Natal-Central suspende atividades nesta terça-feira (11) pelo falecimento de professor do campus

José Yvan foi docente da Diretoria de Recursos Naturais do Campus Natal-Central

Publicada em 10/06/2019 Atualizada há 1 ano

O reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, declarou luto oficial de três dias pelo falecimento do professor José Yvan Pereira Leite, docente vinculado à Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (DIAREN), do Campus Natal-Central. "O mais impactante é sua partida tão prematura", lamentou o diretor do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho. "Acho que é importante ressaltar o trabalho desenvolvido por ele junto à pesquisa, à incubadora de empresas e com os seus bolsistas no laboratório de minérios. Ele vai fazer uma falta imensa para a comunidade do Campus Natal Central", completou Arnóbio.

José Yvan faleceu nesta segunda-feira (10), após complicações advindas de um infarto e uma pneumonia. O velório vai acontecer às 18h, no Centro de Velório da Rua São José (Sala 04). A missa de corpo presente será às 21h e o sepultamento, às 23h, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Tendo ingressado na então ETFRN, em 1993, como professor do curso técnico de Mineração, José Yvan estava prestes a completar 26 anos de trabalho dedicado ao Instituto. O professor, que era engenheiro de Minas, foi pioneiro na construção de uma cultura de pesquisa no IFRN, ao ocupar a função de titular da Diretoria de Pesquisa do então CEFET-RN, criada em 2004, na gestão do professor Francisco das Chagas de Mariz Fernandes.

Durante sua gestão à frente do setor, teve início a estruturação de programas de apoio à pesquisa e de iniciação científica na instituição. Com a transformação do CEFET em IFRN, José Yvan ocupou o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Inovação durante os oito anos da gestão do professor Belchior Rocha como reitor. "Era o início de uma nova institucionalidade, com foco na pesquisa e na extensão. José Yvan foi pioneiro, articulando a criação da Editora IFRN, da revista científica Holos e da propagação da ciência e da tecnologia desenvolvidas no Instituto para todo o mundo. Estamos muito comovidos com a perda", declarou o professor Wyllys Farkatt.

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 10 de junho, o pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira, Diretor-Geral do Campus Avançado Natal – Zona Leste. Alexsandro de Oliveira foi vítima de parada cardiorrespiratória no último domingo (9), tendo sido reanimado e permanecido em coma até a tarde da segunda-feira (10).

Em razão do falecimento do professor do CNAT, José Yvan Leite, e do pedagogo Alexsandro Paulino de Oliveira, Diretor do Campus Zona-Leste (EaD), as atividades acadêmicas e administrativas estarão suspensas nesta terça-feira, dia 11 de junho, nos dois campi

servidores