ONHB

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de História do Brasil - ONHB

Evento faz parte das Olimpíadas do Conhecimento

Publicada por Tania Silva em 18/03/2024 Atualizada há 1 mês

Mais do que uma competição, esse tipo de ação oportuniza aos estudantes o estímulo pela busca do conhecimento. Além de reconhecer talentos e habilidades de jovens de culturas distintas. O evento reúne jovens do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e é organizado pela Unicamp – Universidade de Campinas.

A participação em eventos dessa natureza, tanto para estudantes quanto para professores, traz benefícios além do conhecimento, uma vez que estimula a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas mais complexos. Essa troca entre alunos e professores orientadores possibilita a ampliação de seus repertórios de conhecimentos além de expandir suas habilidades, promovendo experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Ainda permite avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições fortalecendo a imagem e abrindo portas para novos estudantes se envolverem em outros eventos que contribuam tanto para a formação acadêmica quanto para a formação cidadã.

O Campus Natal-Central participa da ONHB desde a sua primeira edição, na qual foram classificadas duas equipes para a finalíssima em Campinas. As duas equipes foram medalhistas, uma foi medalha de Ouro e a outra medalha de Prata, caracterizando um rendimento de 100%, já na primeira participação no evento. Desde então, o Campus tem mantido a tradição de classificar várias equipes para a final da ONHB. Em algumas dessas edições, a Instituição obteve destaque nacional.

Segundo o professor Francisco Carlos, um dos responsáveis pela preparação dos estudantes para a ONHB, a proposta teórico-metodológica inovadora proporciona aos estudantes, em suas diferentes fases on-line, excelente oportunidade para a análise em equipe sobre diferentes temáticas da história brasileira. Para as equipes classificadas na etapa final presencial, em Campinas, a experiência se reveste de importância singular: a elaboração de uma atividade avaliativa argumentativa-dissertativa de alto nível.

Ainda de acordo com o professor e entusiasta do projeto da Unicamp: “Tudo isso constitui uma experiência de extrema relevância para a formação de nossos estudantes. De modo que recomendo a participação estudantil nesse maravilhoso desafio educacional”.

A 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) está com as inscrições abertas até o próximo dia 26 de abril. A realização do evento acontecerá em seis fases on-line, com duração de uma semana, cada. Esta edição terá início no dia 6 de maio de 2024. A fase final ocorrerá de forma presencial nos dias 24 e 25 de agosto de 2024, na Unicamp, em Campinas (SP).

Os estudantes interessados em participar do evento podem formar suas equipes com até 3 (três) alunos e escolher um professor orientador. Os professores que farão a preparação dos estudantes no Campus Natal-Central são André Gustavo Barbosa da Paz Mendes (andre.mendes@ifrn.edu.br); Flavia Emanuelly Lima Ribeiro Marinho (flavia.emanuelly@ifrn.edu.br); e Francisco Carlos Oliveira de Sousa (francisco.sousa@ifrn.edu.br).

Para realizar a inscrição, que é gratuita para os alunos de escolas públicas, os interessados devem ficar atentos aos prazos e seguir o passo a passo no site da ONHB.

Acesse

Página da Olimpíada