SISU
Conheça o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental
Curso é ofertado pelo Campus Natal-Central e forma profissionais que planejam, gerenciam e executam atividades voltadas ao ramo ambiental
Publicada em 16/02/2022 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Por Ramon Soares
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é uma das 25 graduações ofertadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte em 2022.1, com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O curso objetiva a formação de profissionais que atuem na regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente.
O curso de Gestão Ambiental é composto por seis períodos, divididos em três anos e traz em sua grade curricular disciplinas como Microbiologia Ambiental, Geoprocessamento, Legislação Ambiental, Química Ambiental, Licenciamento Ambiental, Poluição Ambiental, Saúde Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental.
A graduação possibilita aos estudantes a execução de atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. A partir disso, os alunos e as alunas podem contar com uma formação integral em seu âmbito profissional.
Qualidade de vida e preservação da natureza
“Professores capacitados e prontos para nos auxiliar e dar o seu melhor”, afirmou Francisco Canindé da Silva, aluno do 6° período do curso. “Quando entrei no curso de Gestão Ambiental, eu não tinha a mínima ideia do que seria. O curso me surpreendeu e me inspirou. Mudou o meu jeito de pensar e de agir”, complementou Francisco.
Com orgulho, o estudante indica aos interessados “o melhor do Nordeste, com capacidade de mudar vidas e de promover formação completa aos seus discentes''.
Profissionais graduados podem, ainda, elaborar e implantar projetos de educação ambiental, a fim de contribuir para a sociedade. A melhoria da qualidade de vida social e a preservação da natureza são apenas duas dos inúmeros benefícios promovidos por um profissional formado pelo curso.
Aristides Felipe Santiago Junior, coordenador e professor da graduação, afirma que o curso é pensado e atualizado para que seus estudantes se tornem profissionais completos. “O nosso último Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi atualizado, e novas disciplinas foram acrescentadas, para que o profissional tenha uma habilidade maior em relação às áreas que pode atuar”, contou.
Aristides explica, ainda, que “o aluno pode trabalhar de forma interdisciplinar, ou seja, durante o curso, ele pode desenvolver projetos e colocar em prática todas as disciplinas que estudou durante a graduação”. O coordenador também acrescenta que o curso é integralmente noturno, promovendo a possibilidade de estudantes que trabalham durante o dia ingressarem no IFRN.
- Palavras-chave:
- ensino