SISU

Curso é oferecido pelo Campus Narla-Central do IFRN

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Por Luciano Vagno

Cálculos, equações, geometria, números. Se os termos anteriores, somados à ideia de lecionar, soam atrativos, a Licenciatura em Matemática pode ser o resultado que você procura.

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática é uma das 25 Graduações ofertadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em 2022, com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por meio dela, é proporcionada a formação profissional inicial de docentes de Matemática para a Educação Básica.

A Licenciatura presencial apresenta uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico, além de desenvolver valores estéticos, políticos e éticos no futuro profissional capazes de orientar pedagogicamente sua prática educativa, contribuindo, assim, para a consolidação de uma educação emancipatória. Além da oferta do Campus Natal-Central (Cnat), o curso também é oferecido pelos campi Ceará-Mirim, Mossoró, Santa Cruz e São Paulo do Potengi do IFRN.

A Licenciatura em uma disciplina onipresente no ensino público da educação básica, como é o caso da matemática, é essencialmente importante, devido à alta e constante demanda de capital humano. O licenciado pelo IFRN recebe formação para ter a capacidade de interpretar e discernir sobre diversos temas e realidades quando em contato com seus educandos. Além disso, o matemático egresso deve compreender como o processo de ensino e aprendizagem da matemática afeta a formação do indivíduo, bem como entender que o ensino e a aprendizagem da matemática é acessível a todos, independente do contexto social, econômico ou histórico em que o educando se encontra. Mas acima de tudo, a proposta é que o licenciado saiba posicionar-se como educador em situações das mais diversas nos campos político, econômico e social.

A graduação possui duração de quatro anos. Nesse período, o estudante encontrará disciplinas organizadas pelo Eixo Didático-Pedagógico (como Metodologia do Ensino de Matemática [I e II]; Mídias Educacionais; Metodologia do Trabalho Científico) e pelo Eixo Específico (Álgebra Linear; Cálculo; Matemática Fundamental; e outras diversas).