Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CELEBRAÇÃO

Campus Natal-Central abre comemorações pelos 60 anos do Curso Técnico em Mineração

Primeiro evento em homenagem à história do curso ocorreu na última terça-feira, 27

Publicada por Davi Silva em 05/07/2023 Atualizada há 10 meses, 2 semanas

O Campus Natal-Central do IFRN iniciou as comemorações dos 60 anos do Curso Técnico em Mineração em grande estilo. Na última quinta-feira, 27, estudantes, professores ativos e aposentados, ex-alunos, gestores institucionais e profissionais convidados se reuniram em um momento especial de celebração, marcado por discursos emotivos carregados de gratidão, celebrando a memória e o legado de uma casa de educação centenária que formou e forjou tantas jornadas pessoais e profissionais.


Na abertura do evento, a cerimônia foi abrilhantada com a apresentação musical do professor Valdier Ribeiro, acompanhado da estudante do Curso Básico de Piano, Bianca Maria. Em sua fala de abertura, a reitora em exercício, professora Antônia Silva, frisou o papel educativo plural que o IFRN oferece aos estudantes.

Na sequência, o professor Jonas Lemos, diretor-geral do campus, destacou a grandeza do caráter de formação profissional do Curso Técnico em Mineração. "O nosso curso em Mineração é, com absoluta convicção, referência no estado e no Brasil e tem uma história de sucesso que se construiu ao longo de 60 anos. Eu fui aluno desta casa e hoje tenho o privilégio de estar dirigindo a escola, orgulhoso pela contribuição de todos os envolvidos nessa história", concluiu Jonas.

Jonas Lemos, diretor-geral do campus, destacou em sua fala a importância do IFRN em formar profissionais que se tornaram referências no mercado de trabalho.

Durante o evento, diversos professores e ex-alunos foram convidados a compartilhar suas experiências e relatar como o Curso Técnico em Mineração contribuiu para suas trajetórias profissionais. Entre os discursos, destacou-se o do professor decano Marcos Maia, cujas palavras inspiradoras ressaltaram a relevância institucional na formação de profissionais qualificados, que se espalharam não só em todo o Brasil, como em várias partes do mundo. Maia, o docente mais antigo em atividade no IFRN, também arrancou risos da plateia ao contar alguns causos da sua vida como aluno e professor.

Também estiveram presentes alunos egressos que se formaram há décadas, mas que preservam o carinho pelo curso e marcaram presença no evento. Entre eles, o ex-estudante mais antigo foi William Honório da Silveira, concluinte do ano de 1970. "Farei 76 anos no dia 22 de setembro, porque sou de 1947. E, olha só, o aniversário da Escola é no dia 23 de setembro. Sou muito grato", disse William.

William Honório da Silveira, concluinte da turma do Curso Técnico em Mineração de 1970, esteve presente na cerimônia. Foto: Davi Severiano


A ocasião também serviu de palco para a apresentação da logomarca do aniversário do curso, apresentada pelo professor Jonas. De semelhante modo, foi exibido um vídeo, precedido pela fala do coordenador do curso, professor Flanelson Monteiro, que rememorou toda a trajetória do curso, sendo conduzido por um texto poético e com diversas fotos históricas, perpassando da criação do curso aos dias atuais. A viagem no tempo permitiu aos presentes redescobrir os desafios enfrentados, as histórias de vida e as transformações experimentadas ao longo das seis décadas de existência. O material foi produzido pela professora Maria Carolina e pelos setores de Comunicação Social e do Arquivo Geral do CNAT.



As comemorações dos 60 anos do Curso Técnico em Mineração do Campus Natal-Central não se limitarão a esse momento inicial. Ao longo do ano, estão previstas diversas atividades e eventos, que enriquecerão ainda mais essa importante data e serão divulgados em breve.

Palavras-chave:
60 anos
Evento
Mineração

Notícias relacionadas