Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CISSP

Campus cria Comissão de Saúde e Segurança do Servidor

Objetivo principal é atuar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho

Publicada em 18/10/2017 Atualizada há 1 ano

Membros da CISSP na primeira reunião do grupo

Designada por portaria da Direção Geral, há pouco mais de um mês, foi criada, no âmbito do Campus Natal Central, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), que visa atuar, de forma preventiva, no diagnóstico das situações de risco nos ambientes de trabalho da Instituição.

Desde o último dia 05 de outubro, quando a comissão se reuniu pela primeira vez, seus integrantes iniciaram uma atividade de observação e registro dos diversos setores do campus, a fim de identificar aspectos relativos à adequação do mobiliário, condições de temperatura e iluminação, incidência de ruído, uso e estado de equipamentos de segurança, condições de higiene de lavatórios e sanitários, obstáculos ou irregularidades no piso, funcionamento adequado do maquinário, entre outros aspectos.

Segundo a engenheira Iara Cristianny, que coordena a comissão no CNAT, essa coleta de dados irá subsidiar a elaboração do diagnóstico das condições laborais de saúde e segurança no campus para, a partir dele, ser definido um plano de ação e estratégias de atuação da equipe, seja por meio de um treinamento, de uma campanha educativa, da aquisição de equipamentos de proteção ou qualquer outra medida que esse levantamento venha a demandar.

De acordo com Iara, uma das atribuições principais da CISSP é a elaboração anual de um mapa de riscos ambientais detectados no campus, além da realização da Semana Interna da Promoção à Saúde e Segurança do Trabalho (SIPAT).

Para o engenheiro de segurança do CNAT, Gleydson de Oliveira Cavalcanti, que não faz parte da CISSP, mas que já atua de forma rotineira, para promover as condições de saúde e segurança no meio ambiente institucional, a criação dessa Comissão constitui uma oportunidade de conferir mais protagonismo aos servidores na melhoria do seu local de trabalho, ao apontar, por exemplo, as situações que podem contribuir para agravar a saúde do trabalhador ou comprometer o processo laboral.

Em consonância com a Resolução 16/2015, do Conselho Superior (CONSUP), que criou e regulamentou as CISSPs no âmbito do IFRN, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público é composta por representações de diversos setores, preferencialmente, das áreas de gestão de pessoas, manutenção, coordenação de laboratórios, saúde e ensino.

De acordo com o cronograma de trabalho da equipe, a próxima reunião está marcada para 09 de novembro, às 9 horas da manhã. A primeira composição da CISSP do CNAT, designada pela Portaria n.º 810, de 13/09/2017 – DG-CNAT/IFRN, com vigência de dois anos, é a seguinte:

Iara Cristianny de Brito Barbosa Albuquerque Pereira (coordenador)
Tânia Carvalho da Silva (membro)
Valmir de Lucena Fernandes  (membro)
Ana Cristina Gondim Filgueira  (membro)
Douglisnilson de Morais Ferreira  (membro)
Maxwell Pedro de Lima  (membro)
Matheus Silva Pereira   (membro)
Leonardo Chagas da Silva  (membro)
Ricardo Coelho da Silva  (membro)
Ailton Deuzimar de Souza Junior  (membro)

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas