Olimpíada de Matemática

Alunos do CNAT recebem premiação da 9ª Edição da OBMEP

A OBMEP acontece todos os anos premiando os melhores alunos em Matemática das escolas públicas

Publicada em 10/06/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Na foto, os alunos do curso de Edificações Gabriel Bessa, Félix Lopes e Matheus Oliveira premiados na OBMEP

Na tarde de ontem foi realizada a Premiação da 9ª Edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2013, no Auditório do CNAT. Foram premiados com menções honrosas e medalhas alunos das escolas federais, estaduais e municipais vencedores da olimpíada.

O evento contou com a presença do Diretor Geral do IFRN/CNAT, José Arnóbio de Araújo, do Secretário Adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, do Coordenador Regional da OBMEP de Alagoas, Adelailson Peixoto e do Coordenador Regional de Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas do RN, o Professor Joaquim Elias.

Alunos do CNAT se destacaram recebendo premiações na OBMEP, entre eles, Victor Santos, 18, aluno do curso de Informática do Campus Natal Central à época quando ganhou o primeiro lugar da olimpíada, foi premiado com a medalha de ouro. Também receberam premiações os alunos do curso Técnico de Edificações: Matheus Oliveira, 16, ganhou medalha de bronze pelo terceiro lugar, Gabriel Bessa, 16, recebeu menção honrosa pela sua boa classificação e Félix Lopes, 17, que também recebeu menção honrosa por sua classificação.

Além das premiações dos alunos vencedores da olimpíada, também foram premiados professores, escolas e Secretarias de Educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos estudantes.

A OBMEP é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. O Rio Grande do Norte teve cerca de 1000 escolas inscritas e 327008 alunos inscritos neste ano.