Reconhecimento

Aluna do IFRN conquista medalha em concurso de redação realizado pela Marinha do Brasil

Paula da Silva foi a única estudante premiada do IFRN

Publicada por Claudia Collaco em 21/12/2023 Atualizada há 4 meses, 3 semanas

Com o tema “Poder Naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar”, a aluna Paula Kamily Castelo Branco da Silva, que cursa o 2º ano do técnico integrado em Edificações, no turno vespertino, conquistou medalha de ouro no concurso de redação Operação “Cisne Branco” (OCB), realizado pela Marinha do Brasil.

A cerimônia de entrega da medalha e certificado aconteceu no dia 14 de dezembro, no Comando do 3º Distrito Naval, em Natal. “A premiação foi a nível escolar. Tendo sido eu, a única aluna premiada do IFRN na Operação ‘Cisne Branco’, fato notado e parabenizado pelos militares na cerimônia do Comando do 3º Distrito Naval”, disse Paula.

Já é a terceira vez que a aluna participa do concurso de redação da OCB: “Minha primeira participação foi aos 13 anos, no 6º ano do Ensino Fundamental, em que fui premiada com uma medalha de prata. No ano seguinte, participei novamente e obtive o mesmo êxito. Agora, já no Ensino Médio, tive a alegria de conquistar a medalha de ouro e representar, pela primeira vez na história, nosso Instituto Federal. Ao longo dessas participações, pude aprimorar a cada ano minha escrita, buscando inovar na abordagem do tema, mas sempre o tratando com profundidade e afinidade. Por exemplo, em 2018, quando premiada pela primeira vez, escrevi uma redação ‘padrão’, de gênero dissertativo-argumentativo. Já em 2019, decidi inovar e escrevi um poema”, acrescentou a medalhista.

Aluna medalha de ouro OCB_2

A aluna deixou sua mensagem para que outros estudantes se interessam pelo concurso: “É importante que os jovens busquem participar do concurso para que possam ser desafiados a superar seus próprios limites quanto ao domínio da escrita, desenvolvendo assim a capacidade criativa, concatenativa e vocabular. Vivemos em um país onde as escolas ainda formam analfabetos funcionais, jovens incapazes de redigir um texto demonstrando domínio da própria linguagem. Além disso, a Força Naval é peça-chave na defesa da nossa soberania nacional, protegendo uma das nossas maiores riquezas: a Amazônia Azul, que é um patrimônio de todos os brasileiros. Por isso, é de grande valor que os jovens tenham interesse pelos temas abordados na Operação Cisne Branco”, concluiu Paula.

Sobre o Concurso

A Operação "Cisne Branco" (OCB) é um concurso de redação conduzido pela Marinha do Brasil (MB), que visa contribuir para o desenvolvimento da mentalidade marítima no contexto da sociedade brasileira, despertando nos jovens, pais e professores o interesse por temas de relevância para a Força. Neste ano, a OCB está na sua 45° edição e os seus temas fazem alusão à participação da Marinha no processo de consolidação da Independência do Brasil.

O concurso é direcionado às escolas públicas e particulares, com proposições diferenciadas para o Ensino Fundamental e Médio. Podem participar alunos regularmente matriculados do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, bem como alunos provenientes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Medalha de ouro
IFRNCNAT