Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE

Setor de saúde do Campus Macau promove DEZEMBRO VERMELHO juntamente com a CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A ação ocorreu na última quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2019

Publicada em 16/12/2019 Atualizada há 1 ano

Na última quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2019, aconteceu no IFRN Campus Macau uma dupla ação promovida pelo Setor Saúde do Campus, em parceria com a Unidade Básica de Saúde da COHAB e apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Macau/RN, para toda a comunidade acadêmica.


A primeira ação concretizada foi o Dezembro vermelho, campanha do Ministério da Saúde que tem o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O estágio final da doença é conhecido como Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que causa graves danos ao sistema imunológico e é responsável pela defesa do corpo, deixando o organismo vulnerável a doenças oportunistas.

 

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 135 mil pessoas vivem com a infecção no Brasil e não sabem. Contudo, ser portador do vírus HIV não é o mesmo que possuir AIDS. Muitos indivíduos soropositivos vivem durante anos sem desenvolver a doença, mas podem transmitir às outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, bem como através da mãe para filho durante a gestação ou amamentação ou até mesmo compartilhamento de seringas contaminadas .
Sendo assim, durante essa ação, foram realizados 25 Testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, foram distribuídos preservativos, como também fornecemos informações sobre importância do seu uso para prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


Concomitantemente, ocorreu a Campanha Nacional de Atualização da Vacinação contra o Sarampo, onde foram atualizados 36 cartões de vacinas de estudantes e servidores, sendo ofertadas imunizações contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, Tétano e Hepatite B.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas