Projetos do IFRN levam novas perspectivas à comunidade do Campus Canguaretama

Parceria do Instituto forma os povos originários e agricultores familiares

Publicada por Ana Barros em 16/06/2023 Atualizada há 11 meses, 1 semana

“Até o IFRN surgir com essa proposta de parceria, tínhamos que, basicamente, resolver nossas demandas sem auxílio nenhum, era muito a gente pela gente, ninguém tinha chegado com nenhum projeto. Era um sonho que a gente tinha, poder se especializar no turismo voltado às nossas raízes, a gente sentia que a nossa praia precisava disso”, disse Taís Dias, líderança do grupo de jovens da Aldeia Sagi Trabanda, que evidencia como era a realidade da comunidade.

Desde o ano passado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol), vem atuando no local, levando conhecimento e novas perspectivas para aqueles que desejam formação. O núcleo do IFSol em Canguaretama está em atividade desde 2019 e desenvolve ações por meio de assessoramento e consultoria a grupos produtivos que trabalham ou desejam trabalhar de forma coletiva sob princípios e valores da economia solidária.

A Aldeia Sagi Trabanda fica localizada no município de Baía Formosa (RN), a cerca de 100 km da capital potiguar. No espaço é desenvolvido, por meio dos povos originários, o turismo de base comunitária, através do trabalho de rituais e saberes ancestrais de uma população que ainda resiste, frente às demais adversidades. Viviane Costa, professora do Campus Canguaretama do IFRN, fala sobre todo o processo de atuação do Instituto: “Inicialmente fizemos diagnóstico participativo em relação no que a comunidade consiste e quais eram os seus objetivos, a partir disso foram desenvolvidos os momentos de formação em marketing e contabilidade, levando um saber administrativo para as dependências da comunidade. Eles têm muitas coisas que foram desenvolvidas como os artesanatos e hospedagem para os turistas, além de trilhas para lagoa da ‘coca-cola’, para o rio cava sul e para a praia”. Segundo a professora, a comunidade possibilita o encontro do natural com o cultural.

Os frutos da parceria estão sendo colhidos diariamente, e já norteiam novos projetos. Tais Dias já faz planos para projeto futuros: “A gente já está na expectativa de que assim que o projeto se encerrar, o IFRN possa realizar outros, em parceria com a nossa comunidade, para podermos continuar sempre em crescimento”, destacou.

Coletivo José Martí

A organização de agricultores familiares, no município de Canguaretama, produz e comercializa produtos agroecológicos em espaços com quintais produtivos. A venda é realizada nas dependências do Campus, e atrai a comunidade do instituto.

Para a feirante Maria da Guia, o IFRN possibilitou um novo tipo de divulgação: “Toda a nossa comunidade de vendedores tiveram um aumento na divulgação, a gente saiu da mesmice da zona de conforto e só ganhamos com isso”, afirmou a comerciante. Maria Nazaré, também utiliza o espaço como ferramenta de renda:“ A gente planta, cuida da terra e cultiva. Nossa rotina é bem puxada, mas o IFRN nos dá muita força, somos gratos pela atuação do Instituto”.

Sobre o IF Sol

As incubadoras do IF Sol atuam no fortalecimento de empreendimentos econômicos e solidários do RN. Atualmente, estão em 9 campi do instituto realizando trocas com a comunidade para que esses grupos aumentem melhorem sua produção e condições de trabalho e renda.

Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para dar visibilidade às atividades sobre ciência e tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, mensalmente, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é produzida pelos Núcleo de Audiovisual e de Jornalismo, e coordenada por Eduardo Fernandes, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto.

Canguaretama
IFSOL