Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Atividades de extensão

Campus Canguaretama participa de debate da II CONEEI

O evento ocorreu na comunidade do Katu na última sexta-feira, 16

Publicada em 23/12/2016 Atualizada há 1 ano

Debate local da II CONEEI acontece na Comunidade do Katu, localizada no município de Canguaretama.

Na última sexta-feira, 16, alguns servidores do IFRN - Campus Canguaretama participaram de um debate local na comunidade do Katu sobre a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. Na mesa de abertura, o diretor acadêmico e professor, Flávio Ferreira, representou o Campus e, em seguida, atuou como debatedor do eixo temático.

Com o objetivo de coletar propostas para melhorar a educação escolar indígena no país, a discussão contou com a colaboração dos caciques Luiz Katu e Manoelzinho da aldeia Trabanda do Sagi, da vereadora eleita da comunidade do Katu, Irmã Lila e de representantes da Secretaria de Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, das Secretarias Municipais de Educação de Canguaretama e de Goianinha. Também estiveram presentes os professores Anísia Galvão, Nilton Xavier, Ivickson Cavalcanti e Márcio Maia, este último representante do Programa Saberes Indígenas.

É valido citar que a após a plenária da II CONEEI realizada no início desse ano, foram deliberados alguns pontos para a efetivação das conferências locais e regionais, as quais visam a participação dos povos indígenas na formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas que lhes envolvem para que possam ser definidas medidas nacionais.

 Assim, a respeito do evento local no qual esteve presente, o professor Márcio Maia afirma que "é um espaço muito importante para o fortalecimento da educação indígena do estado, da mesma forma que consolida os traços Potiguara e Tapuia, que serão representados nos próximos encontros da Conferência em Fortaleza e, posteriormente, em Brasília, fato que eleva a identidade dessas comunidades em nível nacional". 

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas