Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Topo Portal - Polo de Inovação Currais Novos Polo de Inovação Currais Novos

Estrutura

Publicada em 21 de Agosto de 2023 às 19:01 Atualizada em 21 de Agosto de 2023 às 19:01

Fazem parte de sua infraestrutura:

  • Um miniauditório para realização de treinamentos e eventos;
  • Cinco salas para incubação de empresas;
  • Um galpão de processamento mineral; e
  • Três laboratórios.

Os laboratórios são divididos de acordo com a especificidade dos equipamentos, sendo estes denominados de:

  • Laboratório de Cominuição Mineral;
  • Laboratório de Beneficiamento Mineral; e
  • Laboratório de Análises Minerais.

O Laboratório de Cominuição Mineral (LABCOM) no qual se realiza a etapa inicial de beneficiamento do minério, sendo responsável pela britagem, moagem e pulverização através dos seguintes equipamentos essenciais do Centro: britador de mandíbulas, moinho de jarros, moinho de bolas e moinho de disco. A moagem é um processo constituído de vários mecanismos para o alcance da granulometria desejada, geralmente, de maior refino de partículas e homogeneização.

Na sequência, apresenta-se o Laboratório de Beneficiamento Mineral (LABEM), que abrange as etapas de classificação e concentração mineral. Primeiramente, na área de classificação mineral, tem-se, entre os instrumentos essenciais do processo, conjuntos de peneiras granulométricas e agitadores de peneiras utilizados na separação das partículas de minérios de acordo com o tamanho, apresentando também outros instrumentos acessórios (quarteador, estufa, balança). Para a etapa de concentração de minérios, alguns equipamentos que utilizam técnicas gravimétricas e físico-químicas, tais como: espiral de Humphreys, mina planta piloto de flotação e conjunto de hidrociclonagem. Neste, destaca-se a relevância da mini planta piloto de flotação (MPP) para a cadeia produtiva mineral, que foi adquirida da Canadian Process Technologies (CPT), apresentando apenas 33 equipamentos instalados no mundo. Atualmente, a China e o Brasil possuem a maior quantidade de MPPs em funcionamento, sendo seis em cada país, onde, no Brasil, elas se encontram nos estados de MG, RJ, e RN. É um equipamento de ampla importância para o Centro, e o estado do RN, onde se concentra reservas de minerais utilizados na tecnologia de ponta – portadores do futuro; enfatizando sua capacidade de produção de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e atuação no mercado industrial.

O Laboratório de Análises Minerais (Labam) é responsável por uma das partes mais fundamentais ao longo da cadeia, que é a caracterização mineral e dos materiais, possibilitando a realização de análises físicoquímicas, granulométricas, estruturais, microestruturais e tecnológicas; e, assim, impulsionando o apoio as APLs e a expansão de P,D&Is com aplicações industriais diversas. Dentre os equipamentos encontrados no Labam, citam-se: o espectrômetro de fluorescência de raios-X do tipo EDX com análises qualitativas e semiquantitativas, e o Espectrômetro de Absorção Atômica em processo de instalação.