Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação

Publicada em 19 de Fevereiro de 2024 às 11:59 Atualizada em 30 de Abril de 2024 às 11:45

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação conta com o fomento do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBPG/CNPq) para apoiar estudantes de mestrado e doutorado com bolsas, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas de alto nível, vinculadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 e à Política de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, de Inovação e de Empreendedorismo do IFRN.

Objetivos

• Promover a capacitação de recursos humanos para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de grupos consolidados e emergentes;
  • Fomentar o desenvolvimento de pesquisas com foco na geração de inovação e impacto socioambiental, social, econômico e cultural, em nível local, regional e nacional; e
  • Incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos temas estratégicos de pesquisa do IFRN.

Projetos institucionais do IFRN no PIBPG/CNPq:

Fortalecimento de Programas com Potencial de Excelência no IFRN (Chamada n.º 69/2022)

A presente proposta tem como tema principal a "Educação para a Ciência e a para a Tecnologia na Pós-Graduação Stricto Sensu", alinhado à natureza do IFRN, uma instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A relevância do presente projeto reside no fato de a pós-graduação stricto sensu se constituir na oferta mais recente da instituição, necessitando, portanto, de apoio financeiro para a consolidação dos programas por meio do alcance dos indicadores previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019- 2026. Dito isso, o presente projeto objetiva fortalecer os programas com conceitos 3 e 4 do IFRN, bem como um curso ainda não avaliado.

Como objetivos específicos, indicamos promover:

1. O fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência no IFRN;
  2. A capacitação de recursos humanos para a pesquisa em ambientes de excelência científica, tecnológica e de inovação;
  3. O desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos do país; e
  4. O desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos Temas Estratégicos de Pesquisa do IFRN, notadamente aqueles estabelecidos na Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação no âmbito do IFRN.

O fomento será destinado a investigações em interlocução com os ambientes de inovação e/ou equipamentos memorialísticos ou culturais da instituição, com vistas à geração de produtos em interação com o ecossistema regional, nacional e internacional de cultura e inovação.

Metodologicamente, o PIBPG será acompanhado com base no alcance dos indicadores do PDI. Como resultados, espera-se a defesa de dez dissertações e de dez teses; dois ativos de propriedade intelectual registrados por ano a partir de 2025; duas parcerias registradas por ano a partir de 2024; aumento do conceito do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (Ppgusrn) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) de 3 para 4 na próxima avaliação; conceito 4 da Rede Nordeste de Ensino (Renoen) na mesma avaliação da Capes.

Fortalecimento de Programas com Potencial de Excelência no IFRN (Chamada n.º 35/2023)

O presente projeto está ligado ao tema estratégico "Pós-Graduação", inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026 do IFRN. Tal tema se desdobra no projeto estratégico "Reestruturação da Pós-Graduação". Situada, assim, em plena consonância com o PDI 2019-2026, esta proposta tem como tema a "Educação para a Ciência e a para Tecnologia na Pós-Graduação Stricto Sensu", alinhado à natureza do IFRN, uma instituição de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A relevância do presente projeto reside no fato de a pós-graduação stricto sensu se constituir na oferta mais recente da instituição - o curso de mestrado mais antigo tem dez anos e um dos doutorados mais recentes tem doze meses de funcionamento -, necessitando, portanto, de fomento para a consolidação.

Isso posto, estabelecemos como objetivo principal fortalecer os programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4 no IFRN. Como objetivos específicos, indicamos:

1. Promover o fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência no IFRN;
  2. Capacitar recursos humanos para a pesquisa em ambientes de excelência científica, tecnológica e de inovação;
  3. Fomentar o desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos regionais e do país; e
  4. Incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos Temas Estratégicos de Pesquisa do IFRN.

Como estratégias de execução, preconizamos que os projetos deverão estar preferencialmente ligados aos ambientes inovadores e artístico-culturais da instituição. Como resultados esperados, indicamos: defesa de 34 dissertações e de 16 teses; dois ativos de propriedade intelectual registrados por ano a partir de 2025; duas parcerias registradas por ano a partir de 2024; aumento do conceito do mestrado de 4 para 5 no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino); obtenção de nota 4 na primeira avaliação da Rede Nordeste de Ensino (Renoen); três propostas aprovadas na chamada universal/Cnpq.

Recurso captado pelo IFRN na Chamada n.º 69/2022 - Pibpg/CNPq R$ 2.218.943,99
Recurso captado pelo IFRN na Chamada n.º 35/2023 - Pibpg/CNPq R$ 221.894,40

Equipe (Chamada n.º 69/2022)

Integrante Orientação de Nível Programa