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Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Técnico Integrado

Lazer

O presente documento constitui-se do projeto pedagógico do curso Técnico de Nível Médio em Lazer, na forma Integrada, presencial, referente ao eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Este projeto pedagógico de curso se propõe a contextualizar e definir as diretrizes pedagógicas para o respectivo curso técnico de nível médio para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, destinado a estudantes oriundos do ensino fundamental que cursarão um curso técnico integrado ao ensino médio. Após a integralização dos componentes curriculares do Curso Técnico de Nível Médio em Lazer, na forma Integrada, presencial, e da realização da correspondente prática profissional, será conferido ao egresso o Diploma de Técnico em Lazer.

Forma de ingresso

Processo seletivo

Mundo do Trabalho

Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 9.579/2018, determinando que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte estão obrigadas a contratar percentual de aprendizes, na faixa etária dos 14 aos 24 anos.

Informações sobre o curso: Tec. Lazer

Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, conforme a Lei 11.788/08.

Período mínimo: 2° ano

Perfil do Egresso

O profissional formado neste curso deverá demonstrar habilidades em atividades como:

Conhecer os elementos constitutivos de projetos e programas de Lazer e qualidade de Vida e estar em condições de executá-los em seus mais diferentes segmentos sociais; Atuar no lazer na busca da qualidade de vida, compreendendo os elementos constituintes de esferas sociais como saúde, moradia, segurança, educação, meio ambiente, alimentação, entre outras; Planejar e executar atividades recreativas e de lazer; Desenvolver, através das práticas do lazer, a consciência pela promoção, proteção, conservação, preservação e a melhoria do meio ambiente e do patrimônio cultural, compatibilizando-o com o desenvolvimento social e a qualidade de vida; Atuar em equipes de práticas de recreação e de lazer; Reconhecer as vivências do lazer como manifestação sócio-histórica e cultural da sociedade; Discutir os problemas vividos nas ações de lazer como desafios e oportunidades de aprendizado, qualidade de vida, ampliação e fortalecimento do relacionamento humano; Desenvolver o pensamento científico a partir de pesquisas e métodos inerentes à área do conhecimento; Aplicar a legislação nacional, princípios e normas internacionais referentes ao meio ambiente, à cultura, aos direitos sociais e às normas de segurança do trabalho.