Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Língua Portuguesa e Literatura

Campus promove oficina de minicontos com escritores potiguares

A programação aconteceu no dia 20 de março, no Campus São Gonçalo do Amarante

Publicada por Sirley Oliveira em 26/03/2024 Atualizada há 1 mês

No último dia 20, o Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN promoveu uma oficina de minicontos para as cinco turmas de segundos anos dos cursos técnicos integrados. A atividade foi conduzida pelos escritores Christi Rochetô e Fabiane Marques, e contou com a organização das professoras Magda Diniz e Mylenna Cacho, além da coordenadora de comunicação social e eventos do Campus, Sirley Fonseca.

De acordo com a professora Sandra Dutra, integrante do Mulherio das Letras Nísia Floresta e convidada para prestigiar o evento, “essa é uma excelente oportunidade para os estudantes explorarem sua criatividade e aprimorarem suas habilidades de escrita. Os minicontos são narrativas curtinhas, envolventes, perfeitas para desenvolver a imaginação e a expressão literária desses jovens”.

I Concurso de Minicontos

O Campus São Gonçalo do Amarante está promovendo a primeira edição do Concurso de Minicontos, com o objetivo de incentivar o ensino-aprendizagem dos discentes dos segundos anos na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura.

Confira o regulamento:

1. Classificação

  • Os participantes deverão produzir um miniconto com o tema: “Encontros inesperados: momentos fortuitos entre personagens que mudam nossas vidas de maneira imprevisível”.
  • Podem participar do concurso apenas discentes dos segundos anos em 2024, com matrícula ativa no Campus São Gonçalo do Amarante.
  • Será aceita apenas uma inscrição por participante, que poderá estar sozinho ou em um grupo formado por até seis estudantes.

2. Julgamento

  • Uma comissão composta por escritores do mercado editorial e especialistas em Literatura avaliará os trabalhos inscritos.
  • A decisão da comissão organizadora será irrecorrível.

3. Premiação

  • Todos os minicontos classificados serão reunidos em um arquivo.
  • Em cada turma dos segundos anos, será escolhido o melhor miniconto. Ao todo, serão cinco minicontos premiados.

4. Prazos

  • Início das inscrições: 21 de março de 2024.
  • Encerramento das inscrições: 05 de abril de 2024, às 23h59.
  • Divulgação dos minicontos classificados e dos cinco melhores minicontos no Dia do Livro - 18 de abril de 2024.

Os critérios e a pontuação foram disponibilizados a todos os discentes envolvidos, pois serão avaliados em até 100 (cem) pontos. Se houver valores iguais para os minicontos, o desempate ocorrerá por meio da banca julgadora que avaliar pela maior pontuação em criatividade, maior pontuação em capacidade de síntese e, por último por sorteio.

O que é um miniconto?

Trata-se de uma forma literária breve que conta uma história completa em poucas palavras. Ele deve conter os elementos essenciais de uma narrativa, como personagens, enredo e conflito, mas em uma extensão mínima. A concisão, a capacidade de transmitir uma mensagem e provocar reflexão em um espaço limitado são características desse gênero.

Palavras-chave:
Língua Portuguesa
Oficina de Minicontos

Notícias relacionadas