ONC

Estudantes do IFRN são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Campus recebe três premiações na disputa

Publicada por Habyner Lima em 26/10/2023 Atualizada há 5 meses, 3 semanas

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi destaque na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Ao todo, três estudantes receberam premiações durante a competição estudantil. Os alunos receberam condecorações, sendo uma medalha de prata, além de dois certificados de menção honrosa.

A disputa ocorre desde 2016 e envolve as disciplinas de Química, Física, Biologia, História e Astronomia. Essa olimpíada é constituída por duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias. Na primeira etapa os estudantes resolvem questões objetivas e na segunda as questões são discursivas.

"Participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) foi uma experiência desafiadora e enriquecedora. Ela ampliou meu conhecimento científico, fortaleceu minha autoconfiança, e me conectou com colegas apaixonados por ciência. Além disso, ressaltou a importância da ciência na solução de problemas globais, destacando seu papel essencial na sociedade. A ONC é fundamental para inspirar futuros cientistas e inovadores, e estou extremamente grato por fazer parte disso", conta Jordan, aluno e participante.

A orientação dos alunos no campus é desenvolvida pelo professor Ubaldo Almeida, professor de Física do Campus, ele comenta sobre o desempenho dos estudantes: "Na edição deste ano conseguimos mais uma conquista para nosso Campus, desta vez fomos um pouco mais longe, mesmo diante de todas as dificuldades em realizar aulas preparatórias em contraturno e, sobretudo, ajustar o calendário das fases da ONC ao nosso calendário, sempre estamos incentivando e estimulando nossos alunos para participar de Olimpíada Nacional de Ciências. Importante ressaltar também que todos os professores colaboradores do Campus São Paulo do Potengi contribuíram para mais essa conquista", afirmou o servidor.

Ubaldo (1)

Letícia Rocha, aluna do curso técnico em Meio Ambiente, relata como foi a experiência de participar da disputa: “Estar lá me trouxe diversos benefícios, pois testei meus conhecimentos em áreas importantes e essenciais como química, história, física e biologia. Além disso, a ONC aborda questões atuais e coloca ainda mais em prática o aprendizado dos alunos. Sou grata aos professores da instituição pelo incentivo e conhecimento que me transmitiram, e sinto-me honrada em conquistar a primeira medalha da minha instituição participando pela primeira vez da. Essa foi minha motivação para continuar perseguindo ainda mais meus objetivos”, afirmou a jovem.

Mas a relação com a competição para alguns já vem de outra época, como é o caso de Ramon Marques, estudante do curso técnico em edificações: “Eu tenho enorme apreço pela ONC, pois foi por meio dela que, enquanto eu ainda estava no ensino fundamental, conheci o Campus São Paulo do Potengi, onde foi sediado a segunda fase da olimpíada. Me lembro do êxtase que senti ao adentrar no campus e me imaginar estudando ali, o que meses depois se concretizou. Foi estudando para a ONC que conheci pessoas incríveis que foram decisivas para a minha formação acadêmica e pessoal. Dentre todas essas pessoas, destaco Carlos Henrique da Silva Souza que em 2019, me orientou e me incentivou a participar da IV edição da Olimpíada Nacional de Ciências. Esta foi a primeira edição que participei e a partir dela um mundo de possibilidades se abriu”.

Estudantes Premiados
Estudante Premiação